Democratas pedem que prova de residência seja suspensa na vacinação da Flórida

Por Livia Mendes

Imigrantes indocumentados e trabalhadores agrícolas sazonais estão tendo acesso à vacinação restrito.

Quatro membros democratas do Congresso escreveram uma carta ao governador Ron DeSantis nesta quarta-feira (14) pedindo que a Flórida reveja e libere alguns requisitos de residência que dificultaram que quase 1 milhão de imigrantes indocumentados e trabalhadores agrícolas sazonais do estado recebessem a vacina de proteção contra covid-19.

Os legisladores pediram por locais de vacinas direcionados para comunidades de imigrantes e mais flexibilidade nos requisitos de documentação. Além disso, o pedido cita uma disparidade crescente no esforço de vacinação do estado, com relatos de residentes indocumentados sendo recusados.

“Manter todos os habitantes da Flórida seguros nesta pandemia significa derrubar barreiras de vacinação para nossos residentes mais vulneráveis”, disse a deputada Debbie Wasserman Schultz que liberou o pedido, que foi assinado pelos representantes Ted Deutch, Lois Frankel e Darren Soto.

Requisitos de residência

Preocupações sobre o turismo de vacinas, incluindo relatos de viajantes internacionais ricos recebendo injeções na Flórida, levaram o estado a emitir requisitos de residência para receber a vacina desde de 21 de janeiro. De acordo com a norma, os moradores devem apresentar carteira de motorista ou carteira de identidade estadual. Já residentes sazonais podem fornecer dois documentos comprovando que moram na Flórida.

A carta reconhece o turismo de vacinas, mas com a maior oferta de imunizantes agora, os legisladores escreveram que é essencial garantir que as comunidades de imigrantes tenham acesso. “Se ignorarmos as lacunas no acesso à vacina ou impormos barreiras que piorem essas lacunas, estaremos apenas colocando em risco a vida das pessoas e enfraquecendo nossos esforços para acabar com esta pandemia e reconstruir nossa economia”, disse Deutch.

Os legisladores também escreveram para Alejandro Mayorkas, secretário do Departamento de Segurança Interna dos EUA, e Xavier Becerra, secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, pedindo que a prova de residência seja totalmente dispensada em locais de vacinação administrados pelo governo federal.

Uma porta-voz do governador Ron DeSantis não pôde ser contatada imediatamente para comentar o assunto na manhã desta quarta-feira (14).

Fonte: Sun Sentinel