Flórida em alerta com temporada de acasalamento de jacarés

Por Arlaine Castro

A maioria dos acasalamentos de jacarés ocorre em maio e junho, com ninhos no final de junho e julho.

Com a proximidade do verão e aumento das temperaturas, topar com jacarés e crocodilos fica mais fácil nas ruas da Flórida. É a época de acasalamento dos répteis, quando ficam mais ativos e chegam mais próximos da área urbana. Por isso, a Florida Fish and Wildlife Conservation Commission reforça o alerta. 

O estado minimiza a ameaça aos humanos - eles atacam somente se forem ameaçados - mas avisa sobre jacarés "mais ativos e mais visíveis" nesses próximos meses. De acordo com a FWC (Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida), a temporada de acasalamento dos jacarés e crocodilos começa no início de abril com o "namoro", enquanto o acasalamento real ocorre em maio ou junho.

O aumento das temperaturas acorda o metabolismo dos répteis e eles se tornam mais enérgicos e andam ainda mais em busca de comida e companheiros.

“Como um lembrete, o clima quente da primavera significa que os jacarés são mais ativos e mais visíveis”, diz a comissão de conservação da vida selvagem e peixes da Flórida em seu conselho online sobre como conviver com jacarés e crocodilos.

“Isso também significa que eles serão observados se aquecendo ao sol enquanto regulam a temperatura do corpo. Nunca alimente um crocodilo ou jacaré e mantenha distância se você vir um. Nade apenas em áreas designadas para banho durante o dia. E mantenha os animais de estimação na coleira e longe da água. ”

A maioria dos acasalamentos de jacarés ocorre em maio e junho, com ninhos no final de junho e julho. As fêmeas põem uma média de 32 a 46 ovos, que eclodem no final do verão ou início do outono, segundo a FWC.

Apesar de cerca de um terço dos ninhos serem destruídos por predadores, principalmente guaxinins de acordo com o estado, os crocodilos vivem em grande número em todos os 67 condados da Flórida, com cerca de 1,3 milhão em todo o estado.

Temporada 2021

A temporada de 2021 parece ter começado de forma animada. Na semana passada, o escritório do xerife do condado de Hillsborough foi chamado para retirar um jacaré de 10 pés escondido sob um carro estacionado em Tampa.

Dias depois, um homem do condado de Pinellas flagrou um réptil de 7 pés escondido em seu quintal antes de dar um mergulho na piscina da família.

Em outro caso, um vídeo que viralizou recentemente mostra dois jacarés envolvidos em um ritual de acasalamento, capturado por um residente de Bradenton e postado no YouTube.

O que fazer

Caso se depare com um animal em área urbana ou até no quintal, o estado mantém uma linha direta para captura pela Nuisance Alligator Hotline (866-392-4286) (866-FWC-GATOR), além de ter uma rede de caçadores autônomos. A maioria dos jacarés removidos é morta humanamente e vendida para aproveitamento da carne e peles.

Houve 26 mortes humanas registradas envolvendo crocodilos desde o início dos registros em 1948, mostram os dados do estado, e 433 incidentes de mordidas que variam de leves a graves.