DeSantis se opõe ao plano de aumento do seguro-desemprego

Por Livia Mendes

Valor subiria para $375 semanais.

O governador Ron DeSantis indicou na última sexta-feira (16) que não apoiará o aumento dos benefícios semanais de desemprego para os desempregados da Flórida. O estado tem um dos valores de seguro de desemprego mais baixos do país, pagando um benefício semanal máximo de $ 275. Outros estados são muito mais generosos com os trabalhadores desempregados. Por exemplo, os benefícios de desemprego do Texas chegam a $ 521 por até 26 semanas.

Uma proposta no Senado da Flórida aumentaria esse valor em $ 100, mas DeSantis disse a repórteres em Lakeland que não vê necessidade de aumentar os benefícios. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas voltem ao trabalho. Eu acho que há muita demanda agora. Há demanda na economia por contratações e isso é bom, muito diferente do que era há um ano", disse ele.

A senadora estadual Linda Stewart criticou os comentários de DeSantis, dizendo que os moradores da Flórida estão desesperados por ajuda e os benefícios de desemprego do estado são alguns dos mais baixos do país. “Não está absolutamente 'bem', e se ele estivesse no mundo real, ele saberia disso", criticou Stewart.

Na Flórida, o número máximo de semanas para recebimento do auxílio está vinculado à taxa de desemprego. Se for inferior a 5%, os benefícios chegam ao máximo em 12 semanas; se for 10,5% ou mais, quem está desempregado pode receber até 23 semanas. A proposta em análise no Senado estenderia os benefícios para 14 semanas se o desemprego for baixo e até 25 semanas durante o desemprego alto.

Os auxílios federais ajudaram a amortecer o golpe da pandemia para os desempregados da Flórida, fornecendo um adicional de $ 600 em benefícios com grande parte da economia fechada em 2020, e um suplemento federal semanal de $ 300 será executado até setembro.

Durante a fala em Lakeland, DeSantis também encorajou as pessoas totalmente vacinadas a não hesitarem em retomar suas atividades normais. “Se você receber uma vacina, as vacinas são eficazes. Você está imune. Portanto, seja imune”, disse.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, porém, aconselham as pessoas a continuar usando máscaras em público e tomando outras precauções, mesmo após estarem vacinadas.

Fonte: Sun Sentinel