Fórmula 1 chega a Miami Gardens no próximo ano

Por Livia Mendes

Sul da Flórida entra oficialmente no calendário da Fórmula 1.

A Formula 1 anunciou neste domingo (18) que o Grande Prêmio de Miami, que começa em 2022, fará parte de sua programação anual. O contrato está previsto para durar por 10 anos, e a data para a primeira corrida de 2022 ainda será, mas a expectativa é que seja em maio ou junho próximo.

“Estamos entusiasmados em anunciar que a Fórmula 1 estará correndo em Miami no início de 2022”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, em um comunicado. “Os EUA são um mercado chave em crescimento para nós, e estamos muito encorajados por nosso crescente alcance no país, que será ainda mais apoiado por esta emocionante segunda corrida”, comemorou.

Sobre o pacote de incentivos da F1 para beneficiar residentes e empresas locais, que passará por uma votação do conselho municipal de Miami Gardens em breve, Domenicali comentou: “Estaremos trabalhando em estreita colaboração com a equipe do Hard Rock Stadium e da FIA para garantir que o circuito ofereça corridas sensacionais, mas também deixe uma contribuição positiva e duradoura para as pessoas da comunidade local”, disse.

Uma pista de 5,4 milhas será construída perto da propriedade do Hard Rock Stadium, que terá 19 curvas, três retas e permitirá uma velocidade máxima estimada de quase 320 quilômetros por hora. Miami Gardens torna-se o 11º local da F1 nos EUA desde o início do Campeonato Mundial em 1950.

Os organizadores do empreendimento encontraram resistência por parte dos residentes e de alguns de seus funcionários eleitos, mas acabaram com o impasse concordando com um pacote de benefícios comunitários de $ 5 milhões nos últimos dias.

Converter um complexo de futebol em uma pista de corrida se torna o mais recente de vários projetos gigantescos no Hard Rock Stadium. Na última década, foram investidos milhões de dólares para modernizar o estádio particular, criar um complexo de tênis e construir um novo centro de treinamento para o time de futebol. Esse investimento foi recompensado com um Super Bowl, um jogo do campeonato nacional de futebol universitário, o Miami Open e partidas de futebol de alto nível.

Os organizadores dizem que o impacto econômico da F1 no sul da Flórida será de centenas de milhões, já que as corridas de Fórmula 1 atraem mais de 80 milhões de espectadores em todo o mundo. O Grande Prêmio de Miami se torna a segunda parada dos EUA na programação da F1, juntando-se à corrida de Austin realizada em outubro.

“Somos gratos aos nossos fãs, às autoridades eleitas de Miami Gardens e à indústria do turismo local por sua paciência e apoio durante todo este processo. Estamos ansiosos para trazer o maior espetáculo de corrida do planeta para Miami pela primeira vez na história do nosso esporte”, agradeceu Domenicali.

Fonte: Miami Herald