Flórida reforça vacinação com novos pontos da FEMA nesta segunda-feira

Por Arlaine Castro

A Flórida está reforçando a vacinação contra a covid-19 com novos pontos da FEMA abertos em Tampa, Orlando, Jacksonville e Miami.

A Flórida está reforçando a vacinação contra a covid-19 com novos pontos da FEMA abertos em Tampa, Orlando, Jacksonville e Miami a partir desta segunda-feira, 19, com o objetivo de ajudar a divulgar as doses da vacina ao público em geral.

No sul da Flórida, dois locais serão abertos em Miami-Dade como um esforço coordenado entre as cidades e o Departamento de Gerenciamento de Emergências da Flórida no FOP Lodge localizado em Harris Field (675 North Homestead Blvd.) das 10am às 7pm e no Milander Center em Hialeah (4800 Palm Avenue) a partir das 9am.

400 vacinas Pfizer serão administradas no local de Homestead sem necessidade de marcação e todos com idade superior a 18 anos serão elegíveis. Todos os indivíduos terão sua segunda dose programada.

Clique aqui para obter uma lista de locais de vacinação pelo estado. 

Na região central, pontos da FEMA também estão sendo instalados no condado de Orange para pessoas acima de 18 anos e sem necessidade de agendamento. Para ver os locais, clique aqui.

As autoridades do condado de Orange também relataram que os jovens de 18 a 24 anos são o maior aumento nas infecções, incentivando a população mais jovem a se vacinar.

Vacina PFizer

Como a distribuição da vacina de dose única Johnson & Johnson COVID-19 continua em espera, as autoridades da Flórida planejam retomar as primeiras doses da vacina de duas doses da Pfizer na terça-feira, 20, em locais com apoio federal em Tampa, Orlando, Jacksonville e Miami.

Porém, nem todos os locais oferecem a segunda dose da PFizer. De início, a prioridade dos pontos da FEMA será para a primeira dose somente.

“O estado e a FEMA estão empenhados em garantir que todos os indivíduos que receberem sua primeira dose em um local de vacinação apoiado pelo governo federal possam receber sua segunda dose”.

A decisão veio depois que o FDA e o CDC ordenaram uma pausa na injeção de uma dose da Johnson & Johnson no início desta semana devido a complicações raras. Os EUA esperam uma decisão sobre as vacinas da Johnson & Johnson no final desta semana.

Casos, mortes e vacinação

O Departamento de Saúde da Flórida relatou 6.473 novos casos no domingo, 18, elevando o total geral do estado para 2.168.901 casos confirmados desde que o vírus foi detectado pela primeira vez em 1º de março de 2020.

Mortes

A Flórida relatou 35 novas mortes relacionadas ao vírus no domingo, elevando o número de mortos para 35.109. Este número inclui os 670 não residentes que morreram na Flórida.

Hospitalizações

Na tarde de domingo, havia atualmente 3.321 pessoas hospitalizadas com o vírus na Flórida, de acordo com a agência estadual para a administração de cuidados de saúde. Desde março passado, cerca de 88.213 pessoas foram hospitalizadas na Flórida pela doença.

Taxa de positividade

A porcentagem de resultados positivos foi de 8,68% no sábado, de 74.581 testes. Os números informados diariamente pelo estado refletem os resultados dos testes do dia anterior. Autoridades de saúde dizem que a taxa deve permanecer entre 5% e 10% para provar que uma comunidade contém o vírus e está reduzindo as infecções.

Vacinas

Segundo o Departamento de Saúde da Flórida, 5.080.273 pessoas estão totalmente vacinadas contra COVID-19. Esses indivíduos receberam a vacina de dose única da Johnson & Johnson ou completaram uma série de duas doses.

Até domingo, 8.016.441 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus.