Organização brasileira ajuda mães e recém-nascidos em vulnerabilidade social no sul da Flórida

A "Welcome baby" faz parte do Departamento de Assistência e Promoção Social da Casa Espírita Bezerra de Menezes em Miami.

Por Arlaine Castro

O programa conta com cerca de 40 voluntários brasileiros e atua nos condados de Miami-Dade e Broward.

Welcome baby - esta é a organização formada por brasileiros que ajuda mães e recém-nascidos nos condados de Miami-Dade e Broward.

São cerca de 40 voluntários. O grupo coleta roupinhas de bebê, carrinhos, fraldas, material de higiene pessoal, banheira, brinquedos, etc, e doa para mães em situação de estresse, abuso e carência financeira.

"O enxoval básico é entregue à medida que vamos cadastrando as solicitantes", explica a voluntária Andreia Di Bari.

O programa atua sob a responsabilidade do Departamento de Assistência e Promoção Social da casa Espírita Bezerra de Menezes, em Miami. No local são feitos os encontros, reuniões e também separação e coleta das doações.

Caso o doador não possa levar os materiais até a Casa Bezerra de Menezes em Miami (6450 NW 77th Ct 2nd Floor, Miami, FL 33166), os voluntários também vão até a residência da pessoa.

Como começou

O projeto é novo, começou em agosto de 2020, com a mobilização para ajudar uma grávida de oito meses que estava sob forte estresse devido à violência doméstica e em extrema necessidade material e emocional. Desde então, o grupo já ajudou cerca de 70 mulheres, a maioria de origem hispana, segundo Di Bari.

O Welcome Baby foi motivado pela observação de que muitas mães, algumas ainda adolescentes, e outras abandonadas pelo companheiro, se encontravam sem um lar ou uma família que as apoiassem, faltando-lhes o mínimo do enxoval necessário para a chegada do bebê. Assim como também, a falta de acolhimento fraterno, de boas-vindas para o bebê e a mãe.

"Muitas grávidas nos condados de Miami-Dade e Broward vivem em situação de extrema vulnerabilidade, de abuso, violência e abandono, uma taxa que aumentou com a pandemia de Covid-19. Além das consequências sobre os resultados e oportunidades socioeconômicas, a pobreza sustentada na forma de privações materiais têm impactos significativos sobre os resultados do desenvolvimento infantil. Com esta visão da realidade e tendo conseguido atender esta mãe com o apoio e solidariedade da Casa Espírita Bezerra de Menezes, levamos este projeto a Assistência Social do Bezerra de Menezes ao qual foi amplamente abraçada e hoje é uma realidade sobre os cuidados e responsabilidade do Departamento de Assistência e Promoção Social da Casa Espírita Bezerra de Menezes", explica uma das organizadoras, Rita Soluri.

Agora, o objetivo do Welcome Baby é ampliar a ajuda para a comunidade brasileira na Flórida. "Divulgamos com pessoas próximas e de confiança para que este trabalho possa ser realizado em um clima de amor e harmonia também em nossa comunidade", ressalta Di Bari.

Mães beneficiadas:


• Mães em gestação, solteiras ou abandonadas, em situação de angústia, stress, abuso, desemprego, carência financeira ou baixa renda familiar.
• O cadastro será feito com base no mês de gravidez.
• As doações solicitadas se restringirão a bebês recém-nascidos ate doze (12) meses de idade.

Para ajudar ou doar material, entre em contato pelo número +1 786-496-0844 ou email: welcomebaby.nonprofit@gmail.com 

ou acesse o site e redes sociais do projeto:

www.spiritist.com/baby
www.facebook.com/welcomebabynonprofit
www.instagram.com/welcomebaby.nonprofit