Adolescente da Flórida é julgado como adulto por acidente fatal

Por Livia Mendes

O adolescente compareceu ao tribunal de Miami-Dade que julga maiores de idade na última terça-feira.

Alex Garcia, 16, é acusado de causar um acidente fatal no início do ano enquanto dirigia sob a influência de álcool e maconha. Ele enfrenta acusações pelas mortes de Yuhlia Gelats, 21; o namorado dela, Christian Mobil, 22; e seus dois amigos, Andres Zacarias, 21, e Jender Salazar, 21 e será julgado como adulto pelo tribunal da Flórida.

Segundo registros, o rapaz dirigia embriagado e em alta velocidade. Garcia, que se entregou em 29 de março à polícia e estava sendo julgado como adolescente, agora responderá com adulto, de acordo com a decisão anunciada na última segunda-feira (19) pela procuradoria do estado.

Entenda o caso

O acidente aconteceu em 1º de janeiro de 2021 no cruzamento da 79th Avenue com a Flagler Street. Agentes de trânsito disseram que Garcia dirigia um Chevy Tahoe a 180 km/h antes de bater em um Hyundai Elantra. Os dois adolescentes que viajavam com Garcia no Chevy Tahoe ficaram feridos, enquanto os quatro passageiros do outro carro morreram na hora.

Os promotores de Miami-Dade anunciaram na segunda-feira (19) que estão acusando o rapaz como adulto e a juíza do circuito de Miami-Dade, Mindy Glazer disse que havia causa provável para as quatro acusações de homicídio veicular, quatro acusações de homicídio por DUI e duas acusações de lesão corporal grave por DUI. Glazer decidiu que Garcia será detido sem fiança.

A lei do estado sobre dirigir embriagado

Na Flórida, motoristas de todas as idades podem ser condenados por um Driving Under the Influence (DUI) ‘dirigir sob influência’ por dirigirem com uma concentração de álcool no sangue (Blood Alcohol Concentration – BAC) de 0,08% ou mais ou sob a influência de drogas, que prejudica ainda mais o caso.

Entretanto, o estado tem uma política de tolerância zero para o consumo de álcool por menores e as leis de DUI também proíbem os motoristas menores de 21 anos de terem um BAC de 0,02% ou mais.

Se um menor no estado da Flórida consumir álcool e estiver no controle de um veículo, a carteira de motorista do menor pode ser automaticamente suspensa por um período de pelo menos seis meses. Se esta for uma segunda violação de DUI ou subsequente, a licença pode ser suspensa por um ano.

Além disso, se o jovem tiver menos de 18 anos, o policial que o prendeu tem a opção de levá-lo a um centro de tratamento de drogas do condado e se o teste de teor alcoólico estiver acima de 0,05, o menor pode ser obrigado a completar um curso de abuso de substâncias antes que os privilégios de direção sejam restaurados.

Resultados acima de 0,08 podem levar o adolescente à prisão.

 Fontes: Local 10, My Florida Law e Driving Laws