Boca Bash está de volta neste domingo

Por Livia Mendes

Retorno do evento levanta preocupações sobre a disseminação do coronavírus e segurança.

O Boca Bash, uma das maiores festas de Boca Raton, retorna neste doming (25), depois que a festa na água do ano passado foi cancelada devido à pandemia de covid-19 e ao mau tempo. O evento retornará ao Lago Boca Raton, com expectativa de atrair velejadores que fazem festas em iates, pequenos barcos, jet skis, caiaques e até pranchas de remo. O anúncio do retorno da festividade foi feito pelos organizadores do evento através das redes sociais na semana passada.

Os líderes da cidade e policiais estão alertando os foliões a serem cautelosos durante o evento. O afogamento de Francis Roselin, um homem de 32 anos, durante festival em 2018 e a quantidade de velejadores embriagados levaram os líderes da cidade a desaprovarem o evento popular. Além disso, com as variantes do coronavírus circulando pelo estado e o recente aumento no número de internações, os líderes da cidade temem um potencial aumento de infecções por coronavírus entre os frequentadores do Bash.

“Estamos preocupados que o bom senso não será usado. Não queremos ver nossos hospitais cheios de jovens doentes uma semana depois”, disse a vice-prefeita de Boca Raton, Andrea O’Rourke. Além da ameaça do coronavírus, os líderes da cidade questionam se a água será segura para a navegação neste fim de semana.

“Tínhamos algumas preocupações que comunicamos ao gabinete do governador sobre a estreita profundidade da água. Em anos anteriores, fomos capazes de garantir um canal livre de barcos. Expressei essa preocupação ao gabinete do governador. Eu não ouvi de volta se haverá algum pedido que nos permita isolar áreas com base na profundidade do canal”, disse o prefeito de Boca Raton, Scott Singer.

Apesar do nome, o Boca Bash não é organizado pela cidade. Boca Raton não tem envolvimento oficial com a organização ou planejamento do evento e o estado, não a cidade, tem jurisdição sobre o Lago Boca Raton.

Cancelamento no ano passado

Um organizador voluntário do evento, Chad Hamilton, morador de Boca há 31 anos, disse que o cancelamento do Boca Bash de 2020 foi decepcionante, mas foi o melhor a fazer. “Ser fechado no ano passado era compreensível devido às circunstâncias e não nos arrependemos de fazer isso enquanto trabalhamos com a cidade nessa decisão”, disse ele.

O prefeito Scott Singer disse que apreciou os esforços dos organizadores para desencorajar as pessoas a comparecerem no ano passado, devido à pandemia. Ele disse também que, em 2020, a cidade obteve permissão especial do gabinete do governador para que a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida promulgasse uma proibição de um dia de lançar âncoras no Lago Boca Raton na data original em que o evento estava planejado.

Singer disse que a cidade não tentará impedir o evento deste ano, mas que a Comissão de Peixes e Vida Selvagem, assim como outras agências locais, providenciará mais barcos de resgate e outras unidades policiais e de bombeiros, em caso de emergência na água.

Fontes: The Palm Beach Post e Sun Sentinel