Locais de vacinação do estado voltam a aplicar vacina J&J

Por Livia Mendes

Formulários de consentimento e triagem foram atualizados para abordarem o risco raro de coágulos em mulheres com menos de 50 anos.

A Florida Division of Emergency Management anunciou que todos os locais de vacinação covid-19 com apoio federal retomarão a administração da vacina de dose única Johnson & Johnson a partir deste domingo (25). A Flórida tem quatro locais da FEMA, incluindo um em Orlando (Valencia College - West Campus) e um em Tampa (Tampa Greyhound Track). As autoridades disseram que cada local será aberto às 7 da manhã e poderão administrar até três mil doses por dia.

A decisão vem um dia depois que um painel composto por funcionários dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) e da Food and Drug Administration (FDA) decidiram suspender a pausa de 13 de abril em seu uso após decidir que os benefícios da vacina superam o risco raro de coágulo sanguíneo. Entretanto, o rótulo da vacina foi atualizado com um aviso sobre o possível risco.

Depois de receber a vacina Johnson & Johnson, 15 mulheres em quase 8 milhões de pessoas sofreram complicações com um coágulo sanguíneo e três delas morreram. A maioria delas tinha menos de 50 anos, e a taxa geral do evento foi de 1,9 casos por um milhão de pessoas.

Cientistas estão prevendo cerca de 26 casos adicionais desses raros coágulos sanguíneos dos 9,8 milhões de receptores da vacina Johnson & Johnson nos próximos seis meses. Eles também acreditam que a vacina irá prevenir mais de 1.400 mortes e evitar que mais de 2.200 pacientes com covid-19 precisem de cuidados intensivos.

As autoridades de saúde da Flórida informaram que as equipes nas instalações da FEMA do estado receberam treinamento adicional, sob a orientação emitida pelo CDA e FDA. Além disso, os formulários de triagem covid-19 e de consentimento terão uma nova linguagem na seção de orientação de seleção de imunização. Qualquer pessoa que recebeu a primeira dose da vacina Pfizer em um local da FEMA ainda poderá receber a segunda dose, disseram as autoridades.

As autoridades estaduais de saúde ainda não determinaram quando as unidades de vacinação móvel retomarão a administração da vacina J&J. Por enquanto, todos os locais satélites estão preparados para continuar usando a vacina Pfizer ou Moderna.

Na manhã de último sábado (24), 5.682.617 pessoas completaram a série de vacinas na Flórida, incluindo 506.878 em Broward County e 749.125 em Miami-Dade County, de acordo com o Departamento de Saúde da Flórida. Além disso, 2.761.179 receberam a primeira dose na Flórida, incluindo 272.394 em Broward e 403.688 em Miami-Dade.

Central Flórida

Seminole County

O Condado de Seminole possui atualmente 500 doses da vacina Johnson & Johnson. “Com o CDC e o FDA suspendendo a pausa na vacina Johnson & Johnson, o Condado de Seminole retomará o uso da vacina para vacinações domiciliares, desde que o indivíduo concorde com essa vacina. Se o indivíduo preferir outra opção, Pfizer ou Moderna serão oferecidos em seu lugar”.

Osceola County

Os líderes de saúde se reunirão no início da próxima semana para discutir se o condado irá administrar as doses da Johnson & Johnson novamente. O condado de Osceola tem uma quantidade muito pequena desta vacina, de acordo com funcionários do condado.

“Antes da pausa, a vacina Johnson e Johnson que tínhamos foi usada em nosso programa de residentes em casa e em alguns eventos de divulgação para os sem-teto e indocumentados. Fornecemos a vacina Pfizer em nosso principal centro de vacinação na Igreja Centro Cristiano Dios De Pactos em Kissimmee. Os outros locais apoiados pelo estado em Osceola County - Chambers Park Community Center e 65th Infantry Veteran’s Park - fornecem Moderna e Pfizer, respectivamente”.

Flagler County

O condado de Flagler administrou apenas a vacina Moderna em locais de vacinação do condado.

Orange County

As equipes de reportagem não obtiveram retorno do prefeito do condado, recebendo apenas o comunicado: “O prefeito Demings não está disponível, você pode entrar em contato com o Departamento de Saúde da Flórida”.

Fontes: My News 13, Local 10 e Click Orlando