Entenda porquê ventiladores hospitalares novos foram para aterro sanitário em Miami-Dade

Por Livia Mendes

Caixas ainda lacradas com os ventiladores hospitalares foram despejadas em aterro sanitário.

Caixas, ainda lacradas, com ventiladores hospitalares foram encontradas despejadas em um aterro sanitário ao sudoeste de Miami-Dade. Os produtos foram trazidos aos Estados Unidos na primavera passada durante a corrida nacional por ventiladores para salvar os pacientes covid-19 mais graves, porém foram parar no aterro sanitário antes mesmo de serem abertos.

Sergio Lozano, da Alpha Brokers, contratado para eliminar os ventiladores, não quis revelar a identidade de seu contratante, mas explicou, em termos gerais, o que aconteceu. “Sou eu que libero os documentos da alfândega, os prepara e os envia às agências governamentais”, disse Lozano.

Os ventiladores ACM812A, não estavam na lista autorizada do Food and Drugs Administration (FDA). Segundo Lozano, isso significa que os produtos podem entrar no país, mas não podem ser comercializados, uma vez dentro dos EUA, sem que sejam revisados pelo FDA.

Os ventiladores fabricados por uma empreiteira de defesa com sede em Pequim, a Aerospace Changfeng LTD, não passaram pela aprovação e tiveram que ser exportados de volta ou destruídos. As quatro remessas de ventiladores Aerospace Changfeng foram recusadas em 29 de outubro de 2020.

O motivo da recusa foi “misbranding”. De acordo com registros, o FDA precisa de um aviso prévio de 90 dias quando qualquer novo dispositivo chega aos EUA para marketing para que o órgão consiga clarificar e identificar o produto propriamente. Ao que tudo indica, os ventiladores não tiveram esse prazo respeitado e foram reprovados na verificação.

Vídeo divulgado

O vídeo com a denúncia, divulgado na semana passada, foi gravado por um residente que estava levando lixo para o South Dade Landfill. Ele ficou surpreso ao ver os novos ventiladores médicos embrulhados, despejados como lixo volumoso entre colchões, pneus e outros resíduos. “Eu só pensei que era muito desperdício. Quero dizer, milhares e milhares de unidades médicas que estão sendo descartadas”, disse o morador.

Ventiladores hospitalares e covid-19

Para pacientes com os piores efeitos da infecção, um ventilador pode oferecer a melhor chance de sobrevivência. Um ventilador assume o processo de respiração do corpo quando a doença faz com que os pulmões falhem, e isso dá ao paciente tempo para lutar contra a infecção e se recuperar.

Em casos graves de covid-19, o vírus causa danos aos pulmões, fazendo com que os níveis de oxigênio do corpo caiam e dificultando a respiração. Para aliviar isso, um ventilador é usado para empurrar o ar, com níveis aumentados de oxigênio, para os pulmões.

O ventilador hospitalar também possui um umidificador, que adiciona calor e umidade ao suprimento de ar para que ele corresponda à temperatura corporal do paciente.

Fontes: Local 10 e BBC