DeSantis estende estado de emergência pela covid-19 por mais 60 dias

Por Arlaine Castro

Governador Ron DeSantis durante conferência em Pinellas County.

O governador Ron DeSantis estendeu novamente na terça-feira, 27, o estado de emergência pela pandemia de coronavírus da Flórida por mais 60 dias.

O estado de emergência, em vigor desde março de 2020, amplia os poderes do governador para responder à pandemia, permitindo-lhe ativar o centro de operações de emergência do estado e enviar tropas da Guarda Nacional, se necessário.

“O impacto da COVID-19 representa uma ameaça contínua à saúde, segurança e bem-estar do Estado da Flórida e de seus residentes”, declara a ordem executiva.

De acordo com o governador, à medida que a Flórida percebe uma tendência administrável nos casos de COVID-19, o estado deve se preparar para retomar as operações não emergenciais.

Muitas cidades e condados continuam a ter restrições locais e mandatos de uso de máscaras, apesar da ordem do governador que proíbe multas ou outras consequências.

A decisão de prorrogar o estado de emergência vem depois que outros estados já começaram o processo de encerrar suas emergências. O Tennessee rescindiu suas ordens de saúde pública em todo o estado na terça-feira, mas seu estado de emergência permanece em vigor.