Robert Runcie, Superintendente escolar de Broward, renuncia ao cargo

Por Arlaine Castro

Robert Runcie está sob cerco desde o tiroteio na escola de Parkland, há três anos.

Após dias de discussão e acusações, Robert Runcie se ofereceu para deixar o cargo de superintendente das Escolas Públicas do Condado de Broward.

Runcie está sob cerco desde o tiroteio na escola de Parkland, há três anos. A principal advogada do distrito escolar, Barbara Myrick, também renunciou.

Ele se ofereceu para deixar o cargo de líder do distrito escolar na terça-feira, 27, quando os membros do conselho discutiam sua licença ou demissão após sua prisão na semana passada. Runcie é acusado de  mentir para um grande júri estadual na investigação sobre o reforço à segurança e outras ações tomadas após o tiroteio que envolvem corrupção.

“Se o ambiente não permitir que eu faça o meu melhor, estou disposto a discutir um caminho para um acordo mútuo de separação”, disse Runcie.

Um membro do Conselho Escolar de Broward, Lori Alhadeff, cuja filha, Alyssa Alhadeff, morreu no tiroteio em massa de 14 de fevereiro de 2018 na Marjory Stoneman Douglas High School em Parkland, pediu a saída do superintendente.

“Quando me candidatei ao conselho escolar, queria buscar responsabilidade e acho que hoje isso está acontecendo. É hora dele deixar o cargo para uma nova liderança vir e administrar o sistema escolar", afirmou Alhadeff.

Durante sua gestão, ele foi elogiado por fechar a lacuna de desempenho entre alunos brancos e minoritários, com fortes laços com a comunidade empresarial e expandindo um programa de debate para um dos maiores do país. Ele foi nomeado “superintendente do ano” várias vezes por organizações de educação estaduais e nacionais.

Mas ele também enfrentou desafios que não conseguiu superar, incluindo o tiroteio na escola que deixou 17 pessoas mortas em 14 de fevereiro de 2018; um programa de renovação de escolas de US $ 800 milhões que não deu certo; e o apoio cada vez menor em um conselho que agora inclui dois membros que perderam parentes durante o tiroteio.


Na terça de manhã, Runcie divulgou um vídeo através do distrito escolar prometendo que seria inocentado no caso criminal, repetindo uma declaração de seu advogado sugerindo que a política estava por trás da acusação. A diretoria planeja se reunir às 11 horas da manhã de quinta-feira, 29, para discutir os acordos de separação de Runcie e Myrick e quem vai liderar o distrito.

Com informações do Sun Sentinel.