Irmãos morrem dias após serem encontrados em piscina em Treasure Coast

Por Livia Mendes

Crianças foram encontradas submersas na piscina de uma casa que eles visitavam com o pai.

Duas crianças morreram na última terça-feira (27) depois de terem sido encontradas submersas na piscina da casa em que estavam com o pai em visita a Treadure Coast. Zale Dudas, 9, e seu irmão Saxon Nairne, 7, foram encontrados no fundo da piscina com um equipamento de mergulho na última sexta-feira (23), na casa de Jensen Beach.

Segundo a porta-voz do xerife, Cristine Christofek, as crianças e o pai estavam no local para demonstrar como usar uma scooter subaquática, que é um equipamento de mergulho. O pai disse aos investigadores que as crianças eram nadadores experientes e mergulhadores proficientes.

Funcionários do xerife disseram que vários adultos estavam na casa, e as crianças receberam permissão para usar a piscina e um tanque de mergulho. De acordo com a nota, os adultos foram até a garagem da casa para olhar outro equipamento, deixando as crianças desacompanhadas por um curto período de tempo.

Quando um dos adultos voltou ao local, as crianças já estavam submersas no fundo da piscina com o tanque. As crianças foram então retiradas da água e receberam os procedimentos de reanimação no local. 

Segundo o major do Gabinete do Xerife do Condado, John Budensiek, acredita-se que as crianças estava respirando hélio ao invés de oxigênio. "Com o hélio, eles teriam a sensação de que estavam respirando oxigênio, então se sentiriam como se estivessem respirando normalmente", disse.

Afogamento de crianças na Florida

Segundo a organização sem fins lucrativos, Water Smart Tots, o afogamento é a principal causa de mortes de crianças entre 1 e 4 anos e anualmente, um número suficiente de crianças para preencher três a quatro salas de aula da pré-escola se afogam antes de seu quinto aniversário, de acordo com o Florida Health.

As estatísticas de afogamento aumentaram em uma taxa alarmante no ano passado com as famílias sobrecarregadas, trabalhando e ensinando crianças mais velhas em casa devido à pandemia. “Crianças são especialistas em escapar momentaneamente da supervisão de um adulto, para depois serem encontradas em piscina, lago, canal, banheira, etc" escreveu Water Smart Tots no Facebook.

Algumas dicas de segurança podem evitar que alguma tragédia aconteça. Nunca deixe uma criança sozinha dentro ou perto da água. Pode parecer uma regra óbvia, mas o afogamento é uma catástrofe silenciosa e pode acontecer em apenas alguns minutos. Mesmo se você estiver em uma piscina pública ou praia com um salva-vidas, sempre se responsabilize e designe um vigia oficial da água.

Ensine seus filhos a nadar. Não é apenas divertido, mas também um salva-vidas. Muitos lugares oferecem até aulas gratuitas ou com desconto. Mesmo com as crianças aptas para a natação, instale barreiras, coberturas e alarmes adequados ao redor da piscina.

Tampas de drenagem quebradas, soltas ou ausentes podem levar ao desastre. Ensine seus filhos a ficarem longe de ralos e saídas de sucção, especialmente em spas e piscinas rasas. Cabelo, membros e roupas de banho podem ficar presos na abertura.

Se acontecer o pior, esteja preparado e saiba como realizar os procedimentos de reanimação (CPR) em crianças e adultos. Frequentemente, os espectadores são os primeiros a ajudar uma vítima de afogamento.

Fonte: NBC 6, Tampa Bay, ABC 7 e ABC Action News.