Escritório poderá demitir funcionários que não se vacinarem

Por Livia Mendes

"Tenho a responsabilidade de proteger meus funcionários e o público".

A cobradora de impostos do condado de Palm Beach, Anne Gannon, ordenou na semana passada que seus 315 funcionários recebessem a vacina contra o coronavírus ou eles correm o risco de serem demitidos. Gannon comunicou a decisão aos empregados depois de fazer pesquisas e concluir que tem o amparo legal para fazer isso.

“Comunicamos a toda a nossa equipe que nossa expectativa é que todos os funcionários recebam uma das vacinas autorizadas pela FDA até 15 de junho de 2021”, o comunicado divulgado na quarta-feira (27).

Ela disse tomou a decisão porque seus funcionários têm contato com o público e dois trabalhadores testaram positivo na semana passada. Além disso, muitos outros funcionários da equipe testaram positivo anteriormente e um morreu.

O escritório é semiautônomo e sua receita vem de uma porcentagem dos impostos que arrecada para outras agências e de taxas que cobra por serviços como emissão de registros de veículos.

“Para cada pessoa que é diagnosticada com covid-19, isso custa dinheiro para o nosso negócio e nos dá a incapacidade de atender às necessidades dos nossos clientes. Tenho a responsabilidade de proteger meus funcionários e o público”, disse Gannon, que foi eleita pela primeira vez em 2006.

Gannon não sabe o número exato, mas disse que a maioria de seus funcionários recebeu pelo menos uma dose da vacina. Alguns, no entanto, estão hesitantes, apontando para falsas alegações de que a vacina pode causar infertilidade, disse ela.

Os funcionários terão permissão para citar motivos religiosos ou médicos se recusarem, disse Gannon. “Além disso, estamos fazendo acordos com o Health Care District para trazer suas vans móveis de vacinação para nossos vários locais para ajudar a tornar o processo de vacina conveniente”, disse ela também na quarta-feira.

Se eles não apresentarem nenhum dos dois motivos e se recusarem a ser vacinados, eles não podem retornar ao trabalho e devem usar suas férias e outras folgas. Uma vez que isso se esgote, eles serão demitidos se não retornarem em um curto período, disse ela.

Ela disse que está trabalhando com o departamento de saúde do condado para estabelecer vacinas nos locais de trabalho de seu escritório para tornar mais fácil para os funcionários tomarem suas vacinas.

Fontes: Sun Sentinel e Local 10