Flórida está abaixo da média nacional de vacinação em adultos

Por Livia Mendes

Vacinação de idosos foi uma prioridade no início da pandemia e, nesse quesito, Flórida está tendo um desempenho muito melhor.

Quase 38% dos adultos dos Estados Unidos foram totalmente vacinados contra a covid-19, mas Flórida está abaixo dessa média nacional e atrás de 36 outros estados e do Distrito de Columbia, de acordo com os dados federais divulgados nesta quinta-feira (29).

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), mais de 98 milhões de pessoas foram totalmente vacinados, ou 29,5% da população total dos EUA. Contando apenas adultos com mais de 18 anos, a estimativa é de 38,7% e cerca de 68% dos americanos com 65 anos ou mais estão totalmente vacinados.

A Flórida vacinou totalmente 34,9% de sua população adulta. Considerando os residentes do estado de todas as idades, a taxa é de 28,1%.

Campanha de vacinação no estado

Em 5 de abril, o governador Ron DeSantis anunciou que os moradores da Flórida com 18 anos ou mais poderiam ser vacinados. Jovens de 16 e 17 anos também já podem receber a vacina da Pfizer, a única aprovada para essa faixa etária, com consentimento dos pais.

DeSantis fez da vacinação de idosos uma prioridade no início da pandemia e, nesse quesito, Flórida está tendo um desempenho muito melhor (68,6%), embora ainda esteja em 28º lugar nacionalmente quando se trata de vacinar totalmente os residentes de 65 anos ou mais.

Autoridades de saúde pública no sudoeste da Flórida dizem que viram uma queda na demanda por vacinas nas últimas semanas, já que as pessoas que mais pretendiam ser vacinadas já o fizeram.

Hospitalizações

Enquanto isso, o número de pacientes hospitalizados permanece alto nos condados de Lee e Collier. O sistema hospitalar Lee Health com sede em Lee County, o maior provedor de cuidados de saúde da região, relatou na quinta-feira que 124 de seus pacientes tiveram teste positivo para covid-19. Há cerca de um mês, o número era 55.

Os administradores do hospital atribuíram o aumento dos casos à hesitação vacinal, à adesão reduzida ao distanciamento social e às diretrizes de uso de máscara, e a um aumento nas variantes mais contagiosas da covid-19 no estado.

O CDC lançou novas diretrizes esta semana facilitando os requisitos de uso de máscaras para aqueles que estão totalmente vacinados e desejam participar de eventos externos. Autoridades de saúde pública dizem que esperam que seja um incentivo eficaz para que os sobreviventes sejam totalmente vacinados.

“Em um momento em que as taxas de vacinação estão começando a diminuir, as mudanças nas diretrizes do CDC fornecem um incentivo para aqueles que estão em dúvida", disse o presidente e CEO da Lee Health, Larry Antonucci, na quinta-feira.

"É preocupante ver tantas pessoas agora que não estão tão interessadas em receber a vacina como estavam no passado", disse Jill Roberts, professora associada da Universidade do Sul da Flórida e especialista em doenças emergentes.

Os especialistas dizem que 70% a 80% da população precisará ser totalmente vacinada para criar imunidade de rebanho para o fim da pandemia.

"A má notícia é que precisamos de um grande número de pessoas vacinadas para obter imunidade coletiva. Podemos obter alguma imunidade coletiva de pessoas que tiveram a doença, mas é melhor não seguir esse caminho", acrescentou Roberts.

Fonte: News Press