Excesso de lixo em canais se torna problema ambiental no sul da Flórida

Por Arlaine Castro

. O lixo descartado de forma irregular está entupindo canais e se tornando um grande problema ambiental no sul da Flórida.

Mau cheiro, animais mortos flutuando na água. O lixo descartado de forma irregular está entupindo canais e se tornando um grande problema ambiental no sul da Flórida.

O que antes era o idílico Lago Pancoast que corre ao longo da Collins Avenue da 41st Street à 23rd Street se transformou em um depósito de lixo virtual na ponta sul.

E a maioria do lixo nos cursos de água é o resultado direto de lixo mal administrado em terra, alertam os especialistas. Uma lata de cerveja aqui. Um saco plástico ali. Uma garrafa de plástico. Uma máscara. Tudo isso jogado na rua vai parar direto nos bueiros e depois nos canais.

Cenas se repetem em todo o condado de Miami-Dade - os cursos d'água se parecem mais com aterros sanitários. Esse é um sério problema de lixo que tem aumentado com descarte irregular até de máscaras e objetos que não deveriam parar nas águas.

“Todo aquele material entra em um pequeno canal como este - que causa anoxia”, disse o Dr. Todd Crowl, diretor do Instituto de Meio Ambiente da Universidade Internacional da Flórida. “E eu entendo que as pessoas não entendem isso. Mas é necessário que elas entendam isso. ”

Anoxia é o que acontece quando há falta de oxigênio na água. Foi o que causou a morte dos peixes no verão passado em Biscayne Bay. Desde então, o Instituto do Meio Ambiente da FIU tem monitorado de perto os baixos níveis de oxigênio na baía, causados principalmente por nutrientes perigosos da poluição terrestre.

Todos nós somos responsáveis.

“Poucas pessoas entendem de onde vem esse plástico. Eles acham que são pessoas jogando na água ”, disse Theo Quenee, do grupo ambientalista Send it 4 the Seas. “Mas a maioria dos plásticos, mais de 80% dos plásticos encontrados em nosso oceano, vêm de fontes terrestres, como dreno ou esgoto que deságuam no mar, rio ou lago, e vias públicas.”

Não importa o quão longe você pensa que está de qualquer corpo d´água. Esteja você em Miami Gardens, Miami Lakes, Doral, West Kendall ou mesmo Homestead - qualquer lixo que você jogue no chão ou pela janela do seu carro provavelmente será varrido por um ralo de tempestade que irá desaguar em um dos nossos muitos canais que irão despejar toda aquela poluição direto na baía de Biscayne.

Clean Miami Beach

Sophie Ringel mora perto do Restaurante OLA e encontrar lixo e lixo todos os dias em sua amada South Beach a deixava com raiva. Ela canalizou sua frustração e criou a organização sem fins lucrativos Clean Miami Beach, uma das várias organizações voluntárias que estão na comunidade pelo menos uma vez por semana limpando as praias, canais e calçadas de todo o lixo de pessoas irresponsáveis.

“Quem são essas pessoas, por que ninguém se preocupa com isso?” ela pergunta. “O que há de errado conosco? O que estamos fazendo? Eu realmente não entendo isso, e isso me deixa muito triste. ”

Pode não parecer muito, mas apenas de 2019 a 2020, a organização de Ringel - junto com Clean This Beach Up e Send it 4 the Sea - coletou 92.000 libras de lixo combinadas. Até agora, neste ano, eles retiraram 20.000 libras e continua aumentando.

Quase 3 milhões de pessoas chamam de lar o Condado de Miami-Dade, com outros 2 milhões em Broward. São 5 milhões de pessoas produzindo muito lixo.
As leis de lixo são difíceis de aplicar, e os críticos dizem que as penalidades não são severas o suficiente. Com informações do Local 10.