Aumento no nível do mar ameaça moradores do sul da Flórida

Por Livia Mendes

Riscos de alagamento em diversas áreas tem feito com que as cidades planejem projetos de infraestrutura.

Situada no meio da Baía de Biscayne, a elevação do nível do mar ameaça a pequena comunidade de Palm Island. A cidade de Miami Beach gastou US $ 40,9 milhões na elevação das estradas da ilha e na instalação de ralos e bombas para evitar inundações nas áreas baixas.

Entretanto, um relatório do Escritório do Inspetor-Geral de Miami Beach concluiu que o projeto, não tinha as licenças adequadas em algumas situações, ultrapassou o orçamento e demorou mais do que o planejado originalmente. Além disso, alguns moradores disseram que elevar as estradas agora causa inundações em alguns pátios que não sofriam com o problema antes.

A cidade está trabalhando para consertar o problema. Melissa Berthier, porta-voz da cidade, escreveu em um comunicado que o projeto “será concluído dentro de 7% do custo de construção previsto nos próximos meses”.

Ela prosseguiu, dizendo que “o projeto funciona conforme planejado e já evitamos inundações de dois dígitos como resultado do trabalho realizado. O cronograma poderia ter sido melhor como resultado de trabalhar com os detalhes de um projeto pioneiro deste tipo e desafios em relação às mudanças de propriedade e liderança da empresa de design/construção contratada”, afirmou.

No panorama geral, o trabalho realizado em Palm Island chegará a outras comunidades no sul da Flórida. Os investigadores da NBC 6 revisaram os dados do U.S. Census and National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e encontraram 416.536 pessoas em 196.981 casas nos condados de Broward, Miami-Dade e Monroe que estão em perigo quando o nível do mar sobe 60 centímetros.

O visualizador da elevação do nível do mar NOAA mostra algumas áreas vulneráveis, incluindo: Palm Island, o lado da baía de Miami Beach, Hollywood Beach e Florida Keys, que também são algumas das áreas mais vulneráveis do país. O visualizador nem sempre leva em consideração os projetos atuais ou novos de mitigação do aumento do nível do mar.

Jayantha Obeysekera, Diretor do Sea Level Solutions Center da Florida International University, estima que o sul da Flórida poderá sofrer um aumento de 60 centímetros no nível do mar nos próximos 25 a 50 anos.

Interferência humana no aquecimento global

A atividade humana causa dois fatores de aumento do nível do mar: primeiro, os oceanos se expandem à medida que a água esquenta; em segundo lugar, as camadas de gelo derretidas adicionam mais volume de água.

De acordo com Obeysekera, o nível do mar aumentará em taxas e níveis diferentes em todo o mundo. Ele disse que o impacto do derretimento do gelo na Antártica causará um aumento “regional” do nível do mar no sul da Flórida. A área da Baía de Biscayne, disse ele, provavelmente sofrerá impactos mais cedo do que outras partes do mundo.

Obeysekera descreveu o que poderia acontecer no sul da Flórida como um “golpe triplo” para as inundações com o aumento do nível do mar, um lençol freático mais alto e chuvas mais fortes. “A geologia é tal que é muito porosa. É como queijo suíço. A água virá para o subsolo”, disse Obeysekera.

Fonte: NBC Miami