Iguanas verdes se tornam ilegais na FL; répteis de estimação terão microchips

Por Arlaine Castro

Mapeamento mostra mais iguanas no norte da Flórida.

Uma nova lei estadual entra em vigor nesta quinta-feira, 6, proibindo a venda e compra de 16 répteis não nativos na Flórida, incluindo iguanas verdes e tegus, um tipo de lagarto da América Central e do Sul. As novas regras impactarão os donos de animais de estimação e lojas de animais.

Os residentes que possuem iguanas verdes e tegus terão que registrá-los, obter uma licença e ter seus répteis de estimação microchipados com o Transponder Integrado Passivo (microchips).

A medida visa cumprir o regulamento aprovado em fevereiro para proteger espécies nativas contra espécies invasoras e que entrou em vigor neste fim de semana. A Comissão de Pesca e Vida Selvagem da Flórida (FWC) estabeleceu período para colocar chips em iguanas, nas próximas semanas em todo o estado (veja abaixo).

“Assim como acontece com cães e gatos, o microchip de sua iguana verde ou tegu é uma das maneiras mais simples e eficazes de mantê-los seguros e, ao mesmo tempo, proteger a vida selvagem nativa da Flórida”, disse Kristen Sommers, chefe da FWC de gerenciamento de impactos na vida selvagem.

Com isso, a partir de quinta-feira, os donos de animais têm 90 dias (até 28 de julho) para obter licenças, atualizar as gaiolas internas e marcar os animais. Os donos de animais de estimação têm 180 dias (até 26 de outubro) para melhorar os compartimentos das gaiolas externas.

Até o momento, o FWC programou os seguintes eventos, todos ocorrendo das 10h às 16h, para inserção dos michochips:

-22 de maio no Gulfarium Marine Adventure Park, 1010 Miracle Strip Parkway SE, Fort Walton Beach
-5 de junho no Brevard Zoo, 8225 N. Wickham Road, Melbourne
-12 de junho na University of Florida College of Veterinary Medicine, 015 SW 16th Ave., Gainesville
-19 de junho no ZooTampa em Lowry Park, 1101 W. Sligh Ave., Tampa
-26 de junho no South Florida Science Center and Aquarium, 4801 Dreher Trail North, West Palm Beach.

Além disso, lojas de animais e negociantes de animais vivos serão proibidos de vender espécies não nativas na Flórida após 28 de julho, exceto iguanas verdes ou tegus, que exigirão uma licença de uso comercial com exceção limitada.

Mais de 500 espécies não nativas vivem atualmente na Flórida. Aproximadamente 80% dessas espécies foram introduzidas no estado por meio do comércio de animais vivos. Mais de 130 dessas espécies não nativas estão agora firmemente estabelecidas na Flórida, o que significa que estão se reproduzindo na natureza.

Por anos, essas espécies não nativas impactaram negativamente o sensível ecossistema da Flórida. Elas tendem a se reproduzir rapidamente e podem assumir o controle de uma área, competindo com a vida selvagem nativa por alimento e outros recursos, matando os filhotes das espécies nativas, introduzindo novas doenças no habitat e interrompendo a cadeia alimentar.

Os 16 animais não-nativos da Flórida e que deverão ter microchips são:

-Burmese or Indian python (Python molurus)
-Reticulated python (Python reticulatus)
-Green anaconda (Eunectes murinus)
-Northern African python (Python sebae)
-Southern African python (Python natalensis)
-Amethystine python (Morelia amethistinus)
-Scrub python (Morelia kinghorni)
-Nile monitor (Varanus niloticus)
-Green iguana (Iguana iguana)
-Tegus (genera Salvator and Tupinambis, all species). 

Se você possui um animal de estimação exótico que não pode mais cuidar, ele pode ser entregue ao Programa de Anistia de Animais Exóticos. Ligue para 888-Ive-Got1 (888-483-4681) ou envie um e-mail para petamnesty@myfwc.com e um membro da equipe poderá ajudá-lo. Com informações da NBC Miami.