Broward aprova carteira de identidade para indocumentados e sem-teto

Por Arlaine Castro

O documento é emitido pela FaithAction International House.

Um novo programa apoiado pelo Condado de Broward oferecerá carteira de identidade para imigrantes sem documentos, sem-teto e pessoas recentemente fora da prisão.

O documento visa facilitar a obtenção da vacina COVID-19, obter acesso a abrigos durante furacões ou ajudá-los a matricular filhos na escola.

O comissário de Broward, Dale Holness, propôs usar as carteiras para ajudar os desfavorecidos do condado. Ele disse que espera ter os detalhes ainda em maio e que devem custar US $ 20 cada. “Isso nos ajudará a construir um condado de Broward mais próspero para todo o nosso povo”, disse ele.

O programa é parte de uma iniciativa nacional chamada carteira de identidade FaithAction. Cerca de 20.000 foram emitidas em todos os Estados Unidos desde o início do programa, há oito anos, na Carolina do Norte.

As carteiras de identidade dão às pessoas “um rosto, nome e comunidade”, disse o Rev. David Fraccaro, diretor executivo da FaithAction International House, uma coleção de organizações sem fins lucrativos e grupos religiosos que emitem e administram as carteiras.

A carteira de identidade não governamental ajudará as pessoas a provar que moram na Flórida e inclui uma foto, data de nascimento e endereço. Ela será aceita para receber serviços do condado, como um cartão de biblioteca, bem como serviços sociais do condado, como assistência para aluguel e programas de habitação.

Também pode ser fornecido às autoridades policiais para provar a identidade de alguém.
Broward não seria o primeiro a usá-los no sul da Flórida: as carteiras já são usadas em West Palm Beach. Fraccaro disse que “alguns milhares” de pessoas já têm e que uma votação para começar a usá-la no condado de Miami-Dade é esperada "nos próximos meses".

Em Broward, o programa será administrado pelo Serviço de Assistência Jurídica do Condado de Broward, disse a porta-voz da agência Andrea Montavon-McKillip, que supervisiona a unidade de imigração. A Assistência Jurídica espera inscrever pessoas, centenas de cada vez, com voluntários em unidades de identificação em locais como igrejas que estão fora dos limites da Imigração e Fiscalização Alfandegária dos EUA. Ainda não há data definida para início da emissão no condado.

Diferente de outros documentos que pedem Social Security, por exemplo, para esta identidade, a pessoa terá que apresentar uma prova de identificação, como uma carteira de motorista vencida, passaporte de um país de origem ou um cartão de identidade nacional de outro país, bem como um comprovante de endereço, como um contrato de arrendamento atual, registro de saúde, declaração de banco ou utilidade.