Mulher de Broward ganha $48 milhões na justiça por doença causada por mofo

Por Livia Mendes

Esta é uma das maiores indenizações de contaminação por mofo do país.

Um júri de Broward, reunido virtualmente, concedeu a uma mulher de Plantation $ 48 milhões depois que um telhado com vazamento causou mofo e contaminou seu apartamento, deixando-a com uma doença debilitante e permanente.

Lynette Jividen, 56, começou a desenvolver uma série de sintomas a partir do momento em que se mudou para o condomínio Mar Lago Village, em 2015. Devido à exposição ao mofo, ela foi diagnosticada com síndrome de resposta inflamatória crônica, uma doença que afeta todas as suas funções biológicas, incluindo sistemas nervoso, digestivo, e imunológico, músculos e articulações.

O advogado de Jividen, Robert Mckee, orientou que ela não comentasse o caso, que ainda não está concluído, mas ele informou que ela deixou o prédio após o furacão Irma em 2017 e após os danos causados pelo mofo que estava respirando. A condição é permanente, progressiva e, nas palavras de seus advogados, "terrivelmente incapacitante".

Para receber a sentença do júri, McKee e o co-consultor David Brill ainda precisam ir atrás das seguradoras que deveriam representar a Florida Contractors Inc., a empresa que, de acordo com o processo, tentou e falhou em consertar o telhado que causou o vazamento no final de 2017.

Ela era uma assistente de saúde domiciliar que trabalhava como voluntária com crianças com necessidades especiais e adorava passar o tempo ao ar livre esquiando na neve, canoagem, bóia-cross e cavalgando.
“Agora ela é apenas uma prisioneira de um ambiente isolado e de uma doença progressiva e devastadora”, disse Brill.

Entenda a história

De acordo com a ação judicial, Jividen mudou-se para a Vila de Mar Lago no início de 2016. No final do ano ela renovou o aluguel. Embora ela repetidamente reclamasse de vazamentos e “intrusão de água”, nada foi feito para consertar. Enquanto isso, o mofo cresceu.

Só em junho de 2017 ela fez o teste de mofo, de acordo com o processo. Ela enviou os resultados para o proprietário do prédio e a empresa de gerenciamento.

A Florida Contractors fez mais de uma tentativa de consertar o telhado, mas o vazamento continuou, de acordo com o processo. Depois do furacão Irma em setembro de 2017, o vazamento piorou. No final do ano, Jividen mudou-se.

A Jividen acabou processando o proprietário do prédio, ML CASA V, e a administradora, ZRS Management, mas essas empresas fizeram um acordo por um valor não revelado. A empresa de telhados, Florida Contractors, não o fez.

A ação judicial

O julgamento é um dos maiores de todos os tempos, em todo o país, para um único demandante em um caso de contaminação por mofo, disse McKee.

Um dos maiores em Broward antes desta semana foi um acordo de $ 166.500 alcançado pelo condado, que foi processado por um ex-promotor que reclamou sobre mofo na ala leste agora abandonada do tribunal. O querelante naquele caso sofria de problemas de sinusite, não tão graves quanto os problemas de saúde de Jividen.

A indenização por danos incluía US $ 10 milhões para despesas médicas futuras esperadas, mais de US $ 1,2 milhão para perdas de ganhos passadas e futuras e US $ 35 milhões para perda de capacidade de aproveitar a vida.

McKee disse que espera abrir um processo contra as seguradoras dentro de semanas.

Fontes: Sun Sentinel e Wear TV