Universidades públicas esperam voltar a funcionamento pré-covid neste outono

Por Livia Mendes

Faculdades pretendem voltar com funcionamento pré-covid com salas de aula e estádios cheios.

Nesta quinta-feira (06), o Sistema de Universidades Estaduais da Flórida anunciou que todas as 12 universidades públicas do Sunshine State podem retornar às operações pré-pandêmicas para acadêmicos, atividades sociais e esportes.

"[Esperamos] aumentar a ocupação das salas de aula para a capacidade pré-COVID até o ano letivo de 2021-22 e retornar às operações pré-COVID. Além disso, esperamos voltar à plena participação pessoal em atividades atléticas e sociais em nossos campi, incluindo a participação dos torcedores em estádios e arenas", disse o comunicado.

É uma boa notícia para muitos alunos, especialmente os calouros deste ano que disseram que mal podem esperar para experimentar um verdadeiro ano de vida universitária.

"Quando visitamos este lugar pela primeira vez, todos estavam fora. Foi definitivamente diferente. Não havia máscaras porque eu visitei este lugar há um tempo. Eu esperava todos os jogos de futebol e todas as coisas divertidas, mas foi completamente fechado", explicou a caloura da University of South Florida, Kennedy Yelvington.

Yelvington disse que está ansiosa para desligar o aprendizado online. Apesar de estar de volta ao campus este ano, os limites de capacidade significavam que muitas aulas eram oferecidas apenas virtualmente. Ela disse que tem sido um verdadeiro desafio acompanhar e manter o ritmo, especialmente nas aulas mais técnicas.

"Você está sempre curvado sobre um computador e fazendo isso online e é muito difícil se concentrar e você tem muito mais distrações do que estar em uma sala de aula onde você deveria estar focado. Foi um pouco difícil este ano", disse Yelvington.

O impacto vai além dos alunos no campus também. As equipes de esportes universitários da Flórida também poderão receber todos os seus fãs de volta neste outono com os estádios em plena capacidade.

As universidades estão incentivando os alunos e professores a se vacinarem antes de voltar ao campus, mas por causa da proibição do governador de passaportes para vacinas, as escolas não podem exigir prova do status da vacina para voltar.

Fonte: FOX 13 News