Quando as vacinas COVID para crianças estarão disponíveis na Flórida?

Por Arlaine Castro

A expectativa é de que a Food and Drug Administration dos EUA autorize a vacina da Pfizer para adolescentes de 12 a 15 anos no final desta semana ou no início da semana que vem.

Quando as crianças e adolescentes se qualificarão para a vacina COVID-19 na Flórida?Possivelmente na próxima semana os locais já passem a oferecer vacina para adolescentes de 12 a 15 anos, antes de reduzir proporcionalmente para crianças.

A expectativa é de que a Food and Drug Administration dos EUA autorize a vacina da Pfizer para crianças nessa faixa etária no final desta semana ou no início da semana que vem.

Se for aprovado, um comitê consultivo de vacinas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças se reunirá para discutir os dados dos ensaios clínicos da Pfizer. O comitê aconselha a diretora do CDC, Rochelle Walensky, que decidirá se recomenda ou não a vacina para crianças.

A Pfizer também anunciou na terça-feira planos de solicitar a aprovação total da vacina COVID-19 nos Estados Unidos até o final de maio. Se o FDA aprovar, a empresa pode comercializar a vacina diretamente aos clientes.

As duas outras vacinas COVID-19 disponíveis nos Estados Unidos - Moderna e Johnson & Johnson - são para pessoas com 18 anos ou mais. Ambos estão testando vacinas em adolescentes.

A Moderna está testando sua vacina em crianças com apenas 6 meses de idade e espera pedir ao FDA no final deste ano que altere sua autorização de uso de emergência para incluir bebês e crianças, de acordo com a The Associated Press. Espera-se que a Pfizer envie outra solicitação ao FDA ainda este ano para crianças de 2 a 11 anos.

A Pfizer pediu ao FDA para alterar sua autorização de uso de emergência para incluir crianças de 12 a 15 anos há um mês. Atualmente, a vacina de duas doses pode ser administrada a pessoas com 16 anos ou mais. Em março, a farmacêutica divulgou dados de ensaios clínicos mostrando que a vacina é segura e eficaz em pessoas de 12 a 15 anos.

Na Flórida, se o FDA autorizar a vacina da Pfizer para crianças de até 12 anos, as famílias poderão agendar uma consulta online para crianças e adolescentes de 12 a 18 anos por meio do Jackson Health System, rede de hospitais públicos do condado de Miami-Dade, que dará temporariamente as vacinas às crianças até que outros pontos estejam funcionando.

Outros locais de vacinação em toda a Flórida que carregam a Pfizer também provavelmente ampliariam o acesso logo após a aprovação - e muitos não exigem marcação. Eles incluiriam farmácias selecionadas como CVS e Walgreens e locais administrados pelo estado, incluindo Hard Rock Stadium em Miami Gardens e Tree Tops Park em Davie. Os sites administrados pelo Condado de Miami-Dade, Tropical Park e Zoo Miami, que às vezes têm Pfizer em estoque, viriam a seguir.

Outros hospitais do sul da Flórida, como o Joe DiMaggio Children’s Hospital em Hollywood, que faz parte do Memorial Healthcare System, ainda estão discutindo planos de vacinação infantil.

Será necessário comprovar a idade por meio de documento de identidade emitido pelo estado, uma certidão de nascimento ou passaporte atual. Crianças e adolescentes menores de 18 anos precisarão ter seus pais ou responsável legal com eles na vacinação para assinar um formulário de consentimento.
Alguns locais também podem permitir que os pais ou responsável legal confirmem a idade da criança se eles não tiverem os documentos necessários prontamente disponíveis. Com informações do Miami Herald.