Tribunais da Flórida diminuem restrições pela covid-19

Por Arlaine Castro

O anúncio foi feito na quinta-feira, 6, mas as máscaras e o distanciamento social ainda serão exigidos dentro das salas de tribunais. Foto: Tribunal em downtown Jacksonville.

O presidente da Suprema Corte da Flórida, Charles Canady, alterou as ordens para que as máscaras, verificações de temperatura e exames de saúde não sejam mais necessários para entrar nos prédios dos tribunais estaduais.

O anúncio foi feito na quinta-feira, 6, mas as máscaras e o distanciamento social ainda serão exigidos dentro das salas de tribunais.

“Como você sabe, por mais de um ano, tomamos medidas para operar com segurança o Poder Judiciário usando salvaguardas ditadas pelas mudanças nas condições de saúde e nas melhores práticas em evolução”, disse Canady em um comunicado. “As mudanças que faço hoje refletem o estado atual da pandemia, ao mesmo tempo que mantemos as salvaguardas adequadas à medida que avançamos em direção ao momento em que todos os moradores da Flórida elegíveis para a vacinação terão a oportunidade de se tornarem totalmente vacinados.”

Muitos processos judiciais foram transferidos para videoconferências online na primavera passada, quando o COVID-19 gerou bloqueios nos Estados Unidos e no resto do mundo. Os julgamentos do júri foram interrompidos completamente na Flórida, mas finalmente retomados.

O relaxamento das regras do tribunal vieram poucos dias depois que o governador Ron DeSantis suspendeu as restrições locais à pandemia impostas pelos governos da cidade e do condado. A ordem executiva não se aplica aos distritos escolares e tribunais estaduais, e as empresas privadas permanecem livres para exigir máscaras.