Tiroteio em Aventura Mall deixa pelo menos cinco feridos em Miami-Dade

Por Livia Mendes

Policiais afirmam que o atirador fugiu do local.

Pelo menos três pessoas ficaram feridas em um tiroteio que aconteceu no sábado (08) à tarde no Aventura Mall, pouco antes das 16h00. Várias pessoas postaram vídeos do ocorrido nas redes sociais enquanto as autoridades interrogavam testemunhas e vasculhavam a área em busca do atirador, que fugiu a pé.

Segundo a polícia, os tiroteios foram causados por uma discussão entre dois grupos de pessoas fora da loja da Hugo Boss no shopping. A briga cresceu, se tornou física e um grupo mostrou uma arma. Um homem do outro grupo sacou outra arma e disparou vários tiros, de acordo com testemunhas e policiais.

Inicialmente, a polícia de Aventura havia relatado que três pessoas foram tratadas com ferimentos sem risco de vida em hospitais locais, mas o Miami-Dade Fire Rescue informou que cinco pessoas foram transportadas com ferimentos.

O major da polícia de Aventura, Michael Bentolila, disse aos repórteres que o atirador, um homem negro com uma roupa Adidas toda preta, fugiu do local em direção ao oeste. Várias agências estão procurando por ele. Os detetives do Aventura interrogavam três suspeitos que foram detidos.

O shopping, em 19501 Biscayne Blvd., permanecerá fechado durante a noite e voltará ao horário normal no domingo, abrindo às 12 e fechando às 20 horas.

Entre os compradores abalados estava Cynthia Parlin, uma turista de Savannah, que estava dentro da loja Macy's com suas amigas quando ouviu quatro tiros. “As pessoas estavam tropeçando, correndo, gritando. Sentimos o cheiro da fumaça no ar. Todo mundo estava apavorado”, disse ela.

Os funcionários conduziram os clientes aterrorizados para os fundos da loja, onde se esconderam por 30 minutos enquanto os funcionários corriam para fechar os portões de segurança de metal nas entradas de cada loja.

O gerente da cidade de Aventura, Ron Wasson, disse ao Miami Herald que as autoridades estavam investigando e varrendo a área com um animal de recuperação de evidências, para o caso de alguém deixar cair uma arma de fogo. “Eles só querem ter certeza de que se alguém pode ter jogado fora uma arma, não vamos perdê-la”, disse ele.

Roberto Ferrera, um pintor de paredes de 47 anos, estava dentro da Macy's fazendo o que muitos faziam na tarde de sábado - procurando presentes para o Dia das Mães. “Faz você se sentir como se não estivesse seguro. Este é um lugar que você traz sua família também. Estamos vivendo em um mundo louco agora”, disse ele. Ferrera disse que espera que o Aventura Mall adicione detectores de metal nas entradas em breve para manter as pessoas seguras.

Quase um ano atrás, uma situação semelhante aconteceu no Aventura Mall. Um homem abriu fogo contra dois outros homens, ferindo-os, após uma briga dentro do Nordstrom no shopping. O atirador foi acusado de duas acusações de tentativa de homicídio com arma mortal.

Os usuários do Twitter postaram vídeos de clientes correndo do shopping e clientes e funcionários escondidos dentro das lojas. Veja abaixo os registros do tiroteio de sábado: