Flórida lança novo programa de US$ 800 milhões de assistência para aluguel

Por Arlaine Castro

Na segunda-feira, 10, o estado lançou um novo programa de assistência para aluguel de emergência de US $ 800 milhões.

Mais ajuda está a caminho para as pessoas na Flórida que estão enfrentando o possível despejo devido à pandemia. Na segunda-feira, 10, o estado lançou um novo programa de assistência para aluguel de emergência de US $ 800 milhões.

A pandemia fez com que milhões de pessoas perdessem o trabalho, e, consequentemente, ficassem sem dinheiro para pagar o aluguel aos proprietários.

"Sempre foi uma crise de saúde pública", disse William Kilgore, membro fundador da União de Inquilinos de St. Petersburg, ao descrever a questão dos despejos para o canal Fox13. "Isso meio que se transformou em uma catástrofe em que não podemos expulsar pessoas quando há uma pandemia horrível."

Desde o ano passado, foram estabelecidas moratórias de despejo. A Flórida terminou em setembro. A proibição nacional do CDC expira em 30 de junho. Mas, sem "ajudas" reais, não protegia a todos. A União de Inquilinos de St. Petersburg rastreou mais de 2.000 mandados de posse, ou ordens de despejo, emitidos no condado de Pinellas entre junho de 2020 e abril de 2021.

"Mesmo estando desempregado por alguns meses, muitas pessoas tiveram problemas para acessar o seguro-desemprego, eles tiveram problemas para acessar alguns desses benefícios", disse Kilgore. "Eles tinham algo errado em sua restituição de impostos que não foram capazes de obter o estímulo. Isso deixou muitas pessoas realmente para trás."

No entanto, esta pode ser uma das últimas proteções remanescentes depois que um juiz federal declarou na semana passada que a proibição de despejo em todo o país é inconstitucional. O departamento de justiça apelou da decisão e, por enquanto, a moratória do CDC continua em vigor.

Dias após a decisão, o estado lançou "Nosso programa de assistência para aluguel de emergência" na Flórida. 

Quem se qualifica 

Aqueles que podem se inscrever ganham menos de 80% da renda média da área, estão qualificados para o desemprego, enfrentaram dificuldades financeiras devido à pandemia, correm o risco de perder suas casas ou vivem em condições instáveis ou insalubres.

Neste novo programa, será dada prioridade a locatários com renda igual ou inferior a 50% do AMI (Area Median Income), bem como aqueles que experimentaram desemprego nos últimos 90 dias. Você pode se inscrever em OurFlorida.com.

O Departamento do Tesouro emitiu US $ 1,4 bilhão para a Flórida em fundos de assistência para aluguel de emergência no início deste ano. $ 529 milhões desse dinheiro foram distribuídos diretamente pelos governos locais com populações de mais de 200.000. Agora, o novo programa distribuirá os US $ 800 milhões restantes.

"Municípios rurais e lugares com menos de 200.000 pessoas não tiveram nenhum acesso a esse dinheiro ainda, então é um grande negócio", disse Kilgore. Com informações do canal Fox13.