Ataque cibernético a gasoduto elevará o preço da gasolina na Flórida?

Por Livia Mendes

Especialistas afirmam que pânico dos motoristas e aumento da demanda por combustível podem causar problemas.

Com o fechamento do Colonial Pipeline, esforços estão em andamento para evitar a escassez potencial de combustível no sudeste dos EUA. O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência nesta semana em resposta às preocupações sobre o assunto.

Apesar de o abastecimento de combustíveis da Flórida não ser afetado diretamente pelo problema, os consumidores que buscam encher o tanque estão presenciando longas filas. Até agora, os preços da gasolina não dispararam, embora as preocupações dos clientes estejam aumentando a demanda.

O Diretor de Atendimento ao Consumidor da Flórida, Rick Kimsey, disse não acreditar que o problema de falta de combustível se espalhe por todo o estado, já que grande parte da Península obtém sua gasolina dos portos.

Abastecimento da Flórida

O Colonial Pileline vai do Texas ao porto de Nova York e fornece cerca de 45% de todo o combustível da Costa Leste, incluindo gasolina, diesel e combustível para aviões. No entanto, especialistas dizem que o motivo pelo qual algumas partes da Flórida estão enfrentando longas filas e escassez de gás tem mais a ver com o pânico de compra e acumulação, uma vez que a maior parte do abastecimento de combustível do estado não vem do Colonial Pipeline.

Algumas partes da Flórida obtêm gás de Bainbridge, Geórgia, onde a Colonial tem uma linha de abastecimento. Mas cerca de 90% do combustível do estado é fornecido por refinarias da Costa do Golfo em navios, por meio de Port Everglades. A gasolina é então conduzida às bombas em caminhões-tanque. Isso significa que a Flórida não deve sofrer uma escassez de gasolina como outros estados.

Falta de combustível em postos

Mesmo assim, motoristas de Tampa e Flórida Central relataram longas filas para abastecimento. Na tarde de quarta-feira, cerca de 11% dos postos de gasolina da Flórida estavam sem combustível, de acordo com o GasBuddy, um aplicativo que ajuda os motoristas a economizar dinheiro com gasolina. A brasileira, Graziele Lumertz, comentou que tentou abastecer seu veículo três vezes. Na quarta tentativa, conseguiu encontrar gasolina a US $3,14 em um posto que só oferecia a versão premium do combustível, pois a normal havia acabado.

No entanto, é provável que várias das reportadas “faltas” de combustível nos postos de gasolina do estado tenham sido causadas pelo pânico na compra, disse o porta-voz da AAA Mark Jenkins. Se as pessoas entrarem em pânico e correrem para conseguir gasolina ou acumulá-la, os estoques dos postos podem acabar, mas não porque não tenham um suprimento suficiente, mas porque as pessoas estão abastecendo mais do que normalmente fariam.

“O aumento na demanda é o que realmente cria o problema de abastecimento, uma vez que os postos de gasolina só podem armazenar uma determinada quantidade de combustível em um determinado momento”, explicou Jenkins. Sendo assim, um possível aumento nos preços de gasolina no estado pode ser causado pelo pânico dos motoristas com a possível falta. Com o receio, eles acabam estocando combustível e com o aumento da demanda, o preço também tende a aumentar.

Mesmo assim, dados da AAA afirmam que os preços da gasolina no estado não viram nenhum aumento significativo desde que o Colonial Pipeline foi fechado.

Aumento de preço

Os residentes devem ficar atentos a qualquer empresa que queira explorar as notícias do gasoduto e aumentarem os preços do gás. A procuradora do Estado de Miami-Dade, Katherine Fernandez Rundle, anunciou na quarta-feira que, com o estado de emergência declarado pelo governador, sua linha direta de extorsão de preços está aberta.

Para relatar um caso suspeito de aumento de preços, envie um e-mail para Hotline@miamisao.com. As reclamações devem incluir o nome da empresa, endereço, item (ns) supostamente fraudado (s) com fotos e recibo (s) e informações de contato. Os residentes também podem ligar para 305-547-3300.

Fontes: Local 10, Spectrum News, News 4 Jax, Miami Herald