Vendas de bebidas alcoólicas vão parar depois de 2am em South Beach

Por Livia Mendes

Críticos argumentam que uma restrição nas vendas de álcool ameaçaria empregos e fechamentos de estabelecimentos.

A Comissão de Miami Beach votou na quarta-feira para restringir as vendas de álcool no início da manhã no distrito de entretenimento da cidade, como parte de um programa piloto de sete meses que permitirá aos funcionários da cidade estudarem o impacto da política no crime.

Os comissários também votaram unanimemente a favor da adição de um referendo eleitoral em toda a cidade à votação de novembro que tornaria as restrições temporárias permanentes, embora uma votação vinculativa não possa ocorrer até julho.

Apesar dos protestos dos proprietários de clubes, e do recente fracasso de um referendo eleitoral de 2017 que buscava conter as vendas de álcool na Ocean Drive, a atual última chamada das 5h da manhã para vendas de álcool em toda a cidade será revertida para 2h do dia 22 de maio para as empresas na Ocean Drive e Collins Avenue de Fifth a 16th Street.

A mudança, que afeta apenas as empresas nessa área específica, entrará em vigor poucos dias antes de a cidade receber multidões no fim de semana do Memorial Day.

O prefeito Dan Gelber, que no mês passado propôs a reversão permanente das vendas de álcool, foi forçado a negociar um acordo com o comissário Micky Steinberg para apoiar apenas uma reversão temporária a fim de garantir o voto decisivo de Steinberg e aprovar a medida por 4-3.

Os críticos da nova lei, incluindo três comissários que votaram contra ela, observam que durante grande parte do ano passado, Miami Beach teve essencialmente um corte à meia-noite nas vendas de álcool devido ao toque de recolher do COVID-19, incluindo durante um caótico feriado de primavera que motivou a reversão proposta.

Para a comunidade empresarial, mesmo uma reversão temporária das vendas de álcool ameaçaria os empregos de milhares de funcionários e possivelmente levaria ao fechamento, disse o advogado Alexander Tachmes,

Os residentes de Miami Beach votaram em 2017 contra uma proposta de limitar as vendas de álcool na Ocean Drive às 2 da manhã. E embora a frustração com o mau comportamento noturno em South Beach esteja crescendo há meses, um toque de recolher à meia-noite esteve em vigor durante grande parte do ano passado, devido à COVID-19.

Mas Gelber disse que continuará a argumentar que uma restrição permanente às vendas de álcool é necessária para mudar a percepção de South Beach como um centro de festas onde vale tudo.

A reversão das 2 da manhã é uma das várias políticas que Gelber propôs para conter o comportamento criminoso e a turbulência em South Beach, com o objetivo de transformar o bairro "apenas para entretenimento" em uma área de "jogos ao vivo" com escritórios boutique e edifícios residenciais.

Fonte: Miami Herald