Empresário que usou auxílio covid para comprar Lamborghini é condenado a seis anos

Por Livia Mendes

O sul da Flórida é reconhecido como o centro da fraude de socorro COVID-19 do país.

Um empresário de Miami foi condenado a mais de seis anos de prisão na última quarta-feira (12) depois de se declarar culpado por roubar de um programa de ajuda federal COVID-19 e comprar itens de luxo com o dinheiro, incluindo um Lamborghini Huracán Evo de US $ 318.000. David T. Hines, 29, preso em julho passado, foi condenado por um juiz federal de Miami a entregar o carro esportivo italiano e US $ 3,4 milhões que recebeu em empréstimos do governo.

Hines, que era dono de empresas de mudanças no sul da Flórida, se candidatou ao Bank of America para obter sete empréstimos no âmbito de um programa de administração de pequenas empresas. O Payroll Protection Program (PPP) foi criado para ajudar as empresas em dificuldades durante a pandemia do coronavírus a cobrir despesas legítimas, como salários de funcionários. Os empréstimos PPP são perdoados pelo governo se forem usados de maneira adequada pelas empresas.

No caso de Hines, o Bank of America aprovou três de seus pedidos, totalizando mais de US $ 3,9 milhões. Uma de suas primeiras compras foi o Lamborghini, de acordo com uma denúncia criminal. O promotor Michael Berger disse que Hines também usou o dinheiro do empréstimo para sites de namoro, joias, roupas e para estadias em hotéis de luxo como o Fontainebleau e o Setai em Miami Beach.

Em julho passado, Hines se envolveu em um acidente de atropelamento que ajudou os investigadores a vincularem o Lamborghini a ele.

“Como parte de sua confissão de culpa, Hines admitiu que buscou fraudulentamente milhões de dólares em empréstimos PPP por meio de solicitações a uma instituição financeira segurada em nome de diferentes empresas”, disse o Departamento de Justiça após sua confissão de culpa em fevereiro. “Os documentos de confissão indicam que nos dias e semanas seguintes ao desembolso dos fundos PPP, Hines não fez os pagamentos da folha de pagamento que reivindicou em seus pedidos de empréstimo. Ele, no entanto, usou os recursos do PPP para despesas pessoais”.

Em 2018, Hines sinalizou para um policial em Miami Beach para relatar que sua namorada havia roubado seu Lamborghini. Mais tarde, a polícia encontrou o carro esporte. Mas Hines deixou de cooperar e tanto ele quanto a namorada fugiram antes de serem encontrados e presos. Hines recebeu uma sentença probatória por resistir a um policial sem violência, uma contravenção.

Os casos de fraude de Hines e outros semelhantes têm se acumulado no sul da Flórida e em outras partes do país. O Departamento de Justiça processou mais de 100 réus em mais de 70 processos criminais, apreendendo US $ 60 milhões retirados do Payroll Protection Program.

MIAMI-DADE COUNTY CORRECTIONS AND REHABILITATION DEPARTMENT - David T. Hines

Fonte: Miami Herald