Prefeita retira exigência de máscaras em prédios públicos de Miami-Dade

Por Arlaine Castro

A prefeita disse que máscaras não são necessárias em prédios do condado, mas que "ainda recomenda que as pessoas usem uma máscara e tenham distância social nas instalações do condado de Miami-Dade".

Horas depois que a administração do presidente Biden declarou que as pessoas totalmente vacinadas estão livres para ficar sem máscara, a prefeita de Miami-Dade declarou o fim das máscaras obrigatórias nos prédios do condado.

“Este é realmente o dia que estávamos esperando”, disse a prefeita Daniella Levine Cava em uma mensagem de vídeo na noite de quinta-feira, 13. “E me sinto mais confiante do que nunca de que estamos alcançando a luz no final de um túnel muito escuro.”

O governador Ron DeSantis já havia eliminado a maioria das ordens de máscaras de Miami-Dade há duas semanas com um decreto estadual encerrando as restrições locais do COVID-19.

Em sua mensagem na quinta-feira, a prefeita disse que máscaras não são necessárias em prédios do condado, mas que “ainda recomenda que as pessoas usem uma máscara e tenham distância social nas instalações do condado de Miami-Dade”.

As máscaras permanecem exigidas no sistema de ônibus do condado, Metrorail e Metromover, por causa das regras impostas por uma ordem federal sobre veículos de transporte de massa. As máscaras também são exigidas no Aeroporto Internacional de Miami, de propriedade do condado, devido a uma ordem federal que se aplica a aeroportos em todo o país.

O governador Ron DeSantis acrescentou que o conselho de clemência do estado emitirá perdões a todos os moradores da Flórida que receberam multas por máscaras e violações de distanciamento social durante a pandemia.

A ordem executiva recentemente assinada pelo governador elimina todas as ordens de emergência COVID-19 locais e restrições de saúde pública relacionadas, mas cada cidade ainda pode impor medidas preventivas que acharem necessárias.

Na quinta-feira, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças fizeram uma grande revisão de suas orientações sobre a COVID-19 para pessoas que estão totalmente vacinadas. As diretrizes agora dizem que os vacinados completos podem retomar as atividades pré-pandêmicas sem usar máscara ou distanciamento social, a menos que exigido pelas leis locais ou regras comerciais.