Nova lei da Flórida visa proteger o estado do aumento do nível do mar

Por Arlaine Castro

O departamento também fornecerá até US $ 100 milhões por ano às comunidades locais que identifiquem áreas ao longo da costa e outras vias navegáveis ??que estão em risco de aumento do nível do mar, informou a Associated Press.

A Flórida, que é um dos lugares mais vulneráveis do mundo ao aumento do nível do mar, gastará centenas de milhões de dólares nos próximos anos para se proteger contra inundações costeiras sob um projeto de lei assinado pelo governador DeSantis na quarta-feira, 12.

O Departamento de Proteção Ambiental deverá preparar um plano de inundação e resiliência. O departamento também fornecerá até US $ 100 milhões por ano às comunidades locais que identifiquem áreas ao longo da costa e outras vias navegáveis que estão em risco de aumento do nível do mar, informou a Associated Press.

“Esta é uma quantidade realmente significativa de recursos, estamos realmente colocando nosso dinheiro onde estamos quando se trata de proteger o estado da Flórida, especialmente nossas comunidades costeiras, dos riscos de inundações”, disse DeSantis na cerimônia de assinatura de projeto de lei em Tarpon Springs.

Algumas áreas do estado já estão enfrentando enchentes em dias claros durante as marés particularmente altas, informou a AP.

O presidente republicano da Câmara, Chris Sprowls, disse que o estado precisa não apenas proteger o meio ambiente, mas também as residências e empresas "do poder da Mãe Natureza".

“Com o aumento do nível do mar, vemos nosso risco crescer exponencialmente, desde tempestades e enchentes até águas subterrâneas e inundações repentinas”, disse Sprowls. “Podemos debater o dia todo os porquês e como isso acontece, mas se simplesmente fizermos isso e debatermos o dia todo, não faremos nada.”

O projeto de lei assinado por DeSantis foi aprovado por unanimidade na Câmara e no Senado.

O DEP também será necessário para mapear as áreas de maior risco de enchentes costeiras e elevação do mar. Um centro de pesquisa com sede na Universidade do Sul da Flórida também será estabelecido, com foco na neutralização de enchentes e os riscos do aumento do nível do mar, informou a AP.

O desenvolvimento na costa baixa da Flórida, em lugares como Miami e outras cidades, pode ser devastado por enchentes.