Turismo na FL vê sinais de melhora, mas números ainda são baixos

Por Arlaine Castro

A Flórida atraiu 26,16 milhões de visitantes de 1º de janeiro a 31 de março, ante 30,4 milhões de turistas durante o primeiro trimestre de 2020, segundo o Visit Florida.

A indústria do turismo da Flórida observou uma melhora durante os primeiros três meses de 2021, mas o número de visitantes ainda caiu 14% em relação ao ano anterior, com o estado continuando a lutar contra a pandemia de COVID-19.

As autoridades do setor de viagens podem imaginar um céu econômico mais azul à medida que as empresas diminuem as exigências de máscaras e outras regras de distanciamento social impostas para combater o vírus que matou mais de 36.000 habitantes da Flórida.

De acordo com números publicados pela agência estadual de marketing de turismo Visit Florida na sexta-feira, 14, a Flórida atraiu 26,16 milhões de visitantes de 1º de janeiro a 31 de março, ante 30,4 milhões de turistas durante o primeiro trimestre de 2020.

A pandemia começou a afetar a economia do estado em março de 2020, em um período que inclui atrações turísticas, como férias de primavera e treinamento de primavera de beisebol.

O número de turistas caiu para 9,92 milhões no segundo trimestre de 2020, uma queda de 69,4% em relação ao ano anterior, antes de aumentar para 20,33 milhões no terceiro trimestre e 19,096 milhões no quarto trimestre.

VISIT FLORIDA VAI INVESTIR EM CAMPANHA PARA ATRAIR TURISTAS BRASILEIROS

As novas estimativas da Visit Florida incluíram uma revisão dos números gerais para 2020 que indica que a pandemia foi pior no setor de lazer e hospitalidade do que o projetado anteriormente.

A agência estimou em março que a Flórida teve 86,714 milhões de visitantes em 2020. Com a revisão, o total da Flórida para 2020 foi definido em 79,75 milhões, uma queda de 39,3% em relação a 2019.

Os números de 2020 foram os mais baixos em uma década para um estado que depende muito do turismo para alimentar sua economia. Até a pandemia, a Flórida registrou nove anos consecutivos de aumento no número de turismo, superado por 131,4 milhões de viajantes em 2019.

Viagens e parques

Os novos números surgem enquanto os governos estadual e federal lutam nos tribunais sobre a ociosa indústria de navios de cruzeiro (o estado entrou com uma ação contra o governo federal por causa de restrições a navios de cruzeiro) e os principais parques temáticos de Orlando e outras empresas mudaram as regras de uso de máscaras.

A Disney aumentou o número de visitantes permitidos em seus parques e a Universal Orlando agora permite que os visitantes removam as máscaras quando estiverem em áreas comuns ao ar livre.

As mudanças nos negócios seguem a recente suspensão do governador Ron DeSantis de todas as ordens de emergência de coronavírus do governo local. Além disso, os Centros Federais de Controle e Prevenção de Doenças emitiram orientações de que pessoas totalmente vacinadas não precisam necessariamente usar máscaras em ambientes fechados e ao ar livre. Pouco mais de um terço dos habitantes da Flórida estão totalmente vacinados.

DeSantis também sancionou uma medida (SB 2006) que proíbe governos e empresas de exigirem “passaportes” de vacinação COVID-19. Dessa forma, ele espera receber também turistas que ainda não tenham se vacinado.

Nas viagens de cruzeiros, a Carnival, que espera reiniciar as operações de Miami em 4 de julho, não anunciou a vacinação de seus navios. Em seu site, a Royal Caribbean informa que todos os hóspedes maiores de 18 anos, junto com toda a tripulação, deverão apresentar o comprovante de vacinação até o dia de embarque.

De onde são os turistas

Os números do primeiro trimestre de 2021 do estado foram reforçados por 25,56 milhões de viajantes de outras partes dos Estados Unidos, principalmente das regiões da Costa Leste, que têm sido o principal alvo do marketing da Visit Florida desde o verão passado. O número de viajantes domésticos ficou 5,3% abaixo do primeiro trimestre de 2020. Este ano, o esforço começou a expandir para atrair turistas também da Califórnia, Oregon e Washington.

Turistas internacionais

As viagens internacionais caíram 97,2%. O estado atraiu cerca de 564.000 viajantes estrangeiros nos primeiros três meses do ano, com muitas nações ainda impondo triagem de fronteira e outras restrições de viagem devido à COVID-19.

Para se ter uma ideia, em todo o ano de 2019, o estado registrou 1.219.000.000 (hum milhão, duzentos e dezenove mil) somente de turistas brasileiros. 

O IMPACTO DA PROIBIÇÃO TEMPORÁRIA DE TURISTAS BRASILEIROS NA FL

Para a presidente e CEO da Visit Florida, Dana Young, os números gerais do primeiro trimestre de 2021 indicam uma "recuperação melhor do que o esperado".

“Os esforços do Visit Florida foram cruciais para os ganhos que alcançamos em nossa recuperação econômica, e o aumento do investimento do estado no Visit Florida neste próximo ano fiscal garantirá que possamos continuar apresentando resultados para todos os setores de nossa indústria de turismo”, disse Young em um comunicado na segunda-feira, 17. Com informações do Miami Herald.

Veja os dados no site oficial Visit Florida.