Texas a um passo de transformar em lei porte de armas sem licença

Por Arlaine Castro

A lei da Flórida permite que as pessoas portem armas escondidas em igrejas, sinagogas, mesquitas e outras instituições religiosas, mas proíbe o porte de armas nas propriedades das escolas.

Os legisladores do Texas aprovaram na segunda-feira, 24, a versão final de um projeto de lei de porte de armas sem licença, enviando a legislação à mesa do governador do Texas, Greg Abbott, para sua assinatura.

O House Bill 1927 permitiria que indivíduos com 21 anos ou mais que podem possuir legalmente uma arma de fogo no estado portem uma arma em locais públicos sem permissão.

O Texas se junta a um punhado de outros estados de liderança conservadora que aprovaram medidas este ano permitindo alguma forma de porte sem licença e direitos expandidos de armas em nível estadual.

Contrário à expansão de armas no país, o presidente Joe Biden tomou medidas para instituir algumas restrições limitadas a armas e está pedindo apoio do Congresso para evitar mais tiroteios em massa.

Depois de assinado, o projeto de lei entrará em vigor em setembro e o Texas, que tem uma forte cultura de armas, seria de longe o maior estado a permitir que seus proprietários de armas portem armas em público sem licença.

O governador Abbott, republicano, já indicou que assinaria o projeto assim que fosse aprovado. "Vou assiná-lo", disse ele em uma entrevista de rádio na WBAP no mês passado. "Eu apoio e acredito que deveria chegar à minha mesa e deveríamos ter 'porte constitucional' no Texas."

O Texas já permite que os cidadãos portem rifles abertamente sem licença. De acordo com a lei atual do Texas, os residentes devem ter licença para portar uma arma aberta ou escondida. Como parte do processo de licenciamento, os residentes devem apresentar uma impressão digital, passar por uma verificação de antecedentes, participar de um curso de treinamento e passar em um teste de proficiência em tiro.

O projeto de lei aprovado na segunda-feira retira ea necessidade da licença e exige que o Departamento de Segurança Pública do Texas publique um curso online gratuito sobre segurança e manuseio de armas de fogo em seu site.

Os Estados Unidos já registram 230 tiroteios em massa (todo aquele em que ao menos quatro vítimas foram feridas ou mortas — sem contar o autor dos disparos) e 13 assassinatos massa em 2021 até 23 de maio, segundo análise do Axios e CNN, baseadas em dados do GVA (Gun Violence Archive). Com informações da CNN.

 Na Flórida, uma proposta de lei que permite às pessoas com licenças de armas ocultas carregá-las mesmo quando forem à igrejas ou outras instituições religiosas que compartilham o espaço com escolas foi aprovada pela Câmara e pelo Senado da Flórida e aguarda aprovação do governador Ron DeSantis.