CDC aprova 1ª viagem turística de cruzeiro saindo do sul da Flórida

Por Arlaine Castro

royal caribbean

Autoridades federais de saúde aprovaram o primeiro cruzeiro de turismo com passageiros dos EUA saindo de Fort Lauderdale, sul da Flórida, em junho. A recomendação é de que 95% dos passageiros e dos funcionários tenha sido vacinados.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos deram na quarta-feira, 26, a aprovação do Royal Caribbean Group para iniciar cruzeiros de sete noites para o Caribe em seu navio da marca Celebrity Cruises, Celebrity Edge, em 26 de junho, de acordo com um porta-voz do CDC. O navio é o primeiro a obter a aprovação do CDC para cruzeiros turísticos desde o início da pandemia COVID-19.

A aprovação é um marco bem-vindo para a indústria de cruzeiros, que está paralisada nos EUA desde março de 2020, após surtos de COVID-19 e mortes em vários navios.

“Nos últimos 15 meses, nossas conversas com amigos e entes queridos sobre como ver o mundo foram acompanhadas pela frase 'algum dia'. Estou muito orgulhosa e animada em dizer que esse dia chegou”, disse a CEO da Celebrity Cruises Lisa Lutoff-Perlo em um comunicado. O cruzeiro de 26 de junho partirá de Port Everglades e visitará o México e as Bahamas.

No entanto, o CDC recomenda que todos os passageiros do cruzeiro sejam vacinados. A agência deu às empresas de cruzeiros duas opções: atender aos limites de vacinação de 98% da tripulação e 95% dos passageiros do navio e iniciar os cruzeiros com receita imediatamente, ou renunciar aos limites e primeiro realizar cruzeiros de teste para garantir que os protocolos COVID estejam funcionando. Os navios de cruzeiro que atingirem o limite terão relaxamento no uso de máscaras e nas regras de distanciamento social.

A porta-voz da Celebrity Cruises, Susan Lomax, disse que a empresa optou por cumprir o limite de vacinação do CDC e exigirá que todos os tripulantes e passageiros com 16 anos ou mais sejam vacinados. O requisito de idade cairá para 12 anos em 1º de agosto.

Os planos de reinício entram em conflito com uma lei recentemente aprovada pela Legislatura estadual controlada pelos republicanos e promovida pelo governador Ron DeSantis que proíbe empresas, escolas e entidades governamentais em toda a Flórida de pedir a qualquer pessoa que forneça uma prova de vacinação COVID-19. De acordo com a nova lei, que entra em vigor em 1º de julho, as empresas podem ser multadas em até US $ 5.000 por infração. A única isenção na lei é para provedores de saúde licenciados.

A Royal Caribbean Group é a segunda maior empresa de cruzeiros do mundo, com três empresas de cruzeiros: Royal Caribbean International, Celebrity Cruises e Silversea.

PortMiami receberá passageiros voluntários a bordo do Freedom of the Seas da Royal Caribbean International para um cruzeiro de teste de dois dias em 20 de junho. PortMiami também submeteu um acordo ao CDC com a Carnival Cruise Line que ainda não foi aprovado. Com informações do Miami Herald. 

Leia também BRASILEIROS ESTÃO CONFINADOS EM NAVIOS DE CRUZEIRO HÁ MAIS DE 2 MESES NA COSTA DA FLÓRIDA