Fim de semana de Memorial Day será de estradas, aeroportos e hotéis lotados na Flórida

Por Arlaine Castro

As viagens de carro aumentarão cerca de 60% em relação ao ano passado, prevê a American Automobile Association, com mais de 37 milhões de pessoas viajando. Foto: Miami I-95_North.

Apesar da pandemia ainda assolar a Flórida e todos os EUA, o fim de semana de feriado do Memorial Day deverá quebrar recordes de visitantes. De acordo com os dados da Travelpulse, Miami e Orlando serão um dos cinco destinos mais populares, com as estradas, aeroportos e hotéis lotados.  

 

Aeroportos

O Aeroporto Internacional de Miami está antecipando uma média diária de 110.000 viajantes de quinta a domingo, tornando o fim de semana de feriado o mais movimentado do aeroporto desde o início da pandemia de COVID-19.

Os números estimados de tráfego do Aeroporto Internacional de Orlando para o fim de semana estão se aproximando dos níveis pré-pandêmicos. O hub aéreo, que rastreia o tráfego por partidas, espera ver mais de 356.000 passageiros durante o fim de semana do Memorial Day deste ano, uma queda de apenas 13% dos 409.000 em 2019 e um aumento de 550% das 54.000 pessoas que viajaram para o feriado em 2020.

“Nossa previsão de passageiros do feriado do Memorial Day indica que estamos nos aproximando de 90% dos níveis pré-pandêmicos, o que é uma prova da resiliência da Flórida Central”, disse Phil Brown, CEO da Greater Orlando Aviation Authority.

O Aeroporto Internacional de Tampa está alertando os viajantes de que eles esperam aproximadamente 65.000 passageiros por dia durante o fim de semana prolongado.

O Departamento de Aviação recomenda que os viajantes cheguem ao aeroporto pelo menos duas horas antes dos voos domésticos e três horas antes dos voos internacionais.

A Administração de Segurança de Transporte ainda exige o uso de máscara em aviões, ônibus, trens e outras formas de transporte público que viajam para, dentro ou fora dos Estados Unidos, e em centros de transporte dos EUA, como aeroportos e estações.

Hotéis

Espera-se que o Memorial Day Weekend atinja e supere os níveis recentes de ocupação de hotéis até os níveis pré-pandêmicos, disse Rolando Aedo, diretor de operações do Greater Miami Convention and Visitors Bureau.

A agência de visitantes projeta que a ocupação de hotéis em todo o condado será até 8% maior no sábado do que no mesmo dia de 2019. A ocupação dos hotéis em Miami Beach pode chegar a 91% no sábado, em comparação com 84% em 2019, de acordo com às projeções do CVB.

A atividade de reserva de hotéis em Orlando no fim de semana é de 95% do que foi visto no fim de semana de feriado de 2019, de acordo com Visit Orlando, que não incluiu números específicos.

Transporte

Ir e voltar de restaurantes e eventos como o Hyundai Air & Sea Show no sul da Flórida será um desafio, já que as empresas de viagens por aplicativos enfrentam a escassez de motoristas e a escassa infraestrutura de transporte público da cidade oferece pouco alívio. Os viajantes devem estar preparados para muito mais tempo do que as esperas normais por viagens. Possíveis chuvas no fim de semana podem tornar o tempo de espera ainda mais longo.

Carros nas estradas

Embora o número total de viajantes ainda deva estar bem abaixo de 2019, ele aumentará cerca de 60% em relação ao ano passado, prevê a American Automobile Association, com mais de 37 milhões de pessoas viajando a mais de 50 milhas de casa. Haverá congestionamento e os preços do combustível aumentarão, alerta a AAA.

O turismo é o motor econômico dominante da Flórida e há muito que fazer depois do impacto negativo da pandemia.

No ano passado, a região metropolitana de Orlando recebeu apenas 35,3 milhões de turistas, 53% abaixo dos 76 milhões de 2019, de acordo com o Visit Orlando. Essa perda de 40,7 milhões de turistas equivale a US $ 25 bilhões em gastos potenciais de visitantes perdidos, com base nos dados de 2017 de que o visitante médio gasta US $ 615 por viagem para Orlando, de acordo com a calculadora de turismo da Central Florida Hotel & Lodging Association.

Com informações do Miami Herald, Click Orlando e Tampa Bay.