Saiba quais cidades dos EUA de maior risco para a temporada de furacões no Atlântico 2021

Por Arlaine Castro

Furacão Dorian atingiu categoria 5 ao passar pelas Bahamas no dia 1° de setembro.

Com junho se aproximando, o início da temporada de furacões no Atlântico de 2021 também chega. E a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) fez uma estimativa de quais são os locais considerados os de maior risco para este ano.

A agência anunciou no início deste mês que os EUA provavelmente serão atingidos por outro ano "acima do normal", com 13 a 20 tempestades nomeadas no total, e seis a dez dessas tempestades provavelmente se tornariam furacões, com ventos de 74 mph ou mais.

Locais

De acordo com os dados da NOAA coletados de 1851 até o ano passado, 40% de todos os furacões dos EUA atingiram o estado da Flórida e 88% dos grandes furacões atingiram a Flórida ou o Texas.

Carolina do Norte e Louisiana também encabeçam a lista dos resultados mais diretos na costa continental dos EUA - embora Porto Rico não esteja incluído nesses números.

Em uma análise da probabilidade de ser atingido por uma tempestade tropical ou furacão - com base em impactos de tempestades com cerca de 100 milhas de 1944 e 1999 - a NOAA descobriu que Nova Orleans tem 40% de chance a cada ano de sofrer uma greve.

Em maior risco, disse a agência, estão as cidades de Miami e Cape Hatteras, na Carolina do Norte, com 48%, e San Juan, Porto Rico, com 42%.

Além disso, ao analisar os acertos contados quando um furacão estava a 60 milhas, Miami e Cabo Hatteras tem 16% de chance de um acerto direto, enquanto Nova Orleans tem 12% de chance de estar no caminho direto. 

Quantidade

Em média, cerca de sete furacões atingem os EUA a cada quatro anos, enquanto três grandes furacões cruzam a costa a cada cinco anos, de acordo com a NOAA.

Houve 30 tempestades nomeadas e 12 tempestades terrestres em 2020 - uma temporada recorde.

Os furacões se formam principalmente no Caribe e no Golfo do México à medida que as temperaturas continuam a aumentar e, em seguida, movem-se para oeste.

Segundo a NOAA, o mês mais sujeito a furacões é setembro, com tantos furacões grandes quanto agosto e outubro combinados. Texas e Louisiana são "alvos principais" dos grandes furacões anteriores a agosto.

Comparativamente, a maioria dos grandes furacões de outubro ocorre no sul da Flórida. Até o momento, a Flórida foi atingida por cerca de 120 furacões registrados.

A MarketWatch informou na sexta-feira, segundo o canal Fox35, que, à medida que as temperaturas da superfície do mar aumentam, os impactos de grandes furacões devem se expandir além das zonas históricas de queda de terra.

Veja aqui o que deve comprar e ser feito como preparativo para a temporada de furacão na Flórida. 

CHEGOU A ÉPOCA DE SE PREPARAR PARA FURACÃO