Mais de 10 imigrantes indocumentados são detidos ao desembarcarem de barco em Pompano Beach

Por Arlaine Castro

Desde outubro do ano passado, a Guarda Costeira dos EUA interceptou 250 migrantes cubanos, informou o Local 10.

Agentes do Broward Sheriff’s Office prenderam mais de 10 imigrantes que desembarcaram de barco em Pompano Beach nesta segunda-feira, 31.

De acordo com o porta-voz da BSO, Carey Codd, os policiais e as unidades marinhas da BSO responderam à Hillsboro Inlet Marina por volta das 10h50, após serem notificados de que os imigrantes desembarcaram no bloco 2700 de North Riverside Drive.

Uma equipe do Local 10 News estava na marina enquanto as autoridades mantinham várias pessoas algemadas sentadas na calçada. Outras foram interrogadas ainda a bordo do barco, incluindo uma criança.

Aproximadamente 15 pessoas desembarcaram. De acordo com a porta-voz da BSO, a Patrulha de Fronteira ficará com a custódia dos imigrantes. 

A Patrulha de Fronteira dos EUA informou horas mais tarde que os imigrantes são da Jamaica, República Dominicana e Haiti. Dois dos imigrantes são crianças. Um deles foi levado ao hospital para tratamento.

Um porta-voz da Patrulha de Fronteira dos EUA disse que continua sob investigação.

Corpos na costa

A Guarda Costeira dos EUA suspendeu a busca por um grupo de 10 migrantes cubanos desaparecidos na costa de Florida Keys. Tripulações resgataram oito pessoas e recuperaram dois corpos da água no início da semana passada.

As autoridades disseram que realizaram várias buscas ao longo de um período de 120 horas, cobrindo uma área quase do tamanho de New Hampshire.

A Guarda Costeira disse que o grupo deixou Cuba há uma semana e que o barco virou na noite de quarta-feira, 26.

Aumento

Houve um aumento de imigrantes, principalmente cubanos, desembarcando na costa da Flórida nos últimos meses. A busca para entrar nos EUA por via marítima tem sido cíclica e tem a ver com a crise e pressão que sofrem em Cuba, segundo Willy Allen, um advogado de imigração do sul da Flórida.

“Desde janeiro, quase uma dúzia de pessoas me contrataram que vieram de barco e chegaram à Flórida, não se renderam às autoridades, mas vieram ao meu escritório para pedir asilo”, disse Allen ao Local 10.

Desde outubro do ano passado, a Guarda Costeira dos EUA interceptou 250 migrantes cubanos. Isso é cerca de cinco vezes mais migrantes do que no ano fiscal de 2020, quando eles interceptaram 49 migrantes cubanos. Este ano também deve ultrapassar o ano fiscal de 2019, quando a Guarda Costeira dos EUA interceptou 313 migrantes cubanos.

Só neste mês, houve três relatos de interceptações de migrantes cubanos no mar. Fonte: WSVN e Local 10.