Aumento da violência armada na Flórida preocupa autoridades

Por Arlaine Castro

Três pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas quando pessoas em vários carros abriram fogo do lado de fora de uma festa de formatura em um lounge perto do campus Kendall do Miami-Dade College no início do último domingo, 6.

Três pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas quando pessoas em vários carros abriram fogo do lado de fora de uma festa de formatura em um lounge perto do campus Kendall do Miami-Dade College no início do último domingo, 6, - o mais recente em uma série de tiroteios em massa que assolaram o sul da Flórida nas últimas semanas.

De acordo com a Polícia de Miami-Dade, o tiroteio ocorreu no estacionamento do College Park Plaza Shopping Plaza na SW 104 Street e 109 Court, onde ocorria uma festa.

Uma vítima foi identificada como Tyleisha Taylor, uma oficial do Departamento de Correções da Flórida, de 20 anos, que a polícia não acredita que tenha sido o alvo do tiroteio. Dois outros homens, ainda não identificados, morreram quando o Toyota Camry vermelho emq que estavam "fugiu da cena" e bateu contra uma parede do campus da faculdade por volta das 2h20. O veículo estava cheio de buracos de bala e os investigadores analisam se o carro fazia parte da emboscada de passagem e foi atingido por tiros de retorno da multidão.

O diretor da Polícia de Miami-Dade, Freddy Ramirez, disse que uma arma foi encontrada no carro acidentado, mas a polícia ainda está analisando o que aconteceu e muitos detalhes do tiroteio, bem como o motivo, permanecem obscuros.

Segundo a polícia, testemunhas disseram que as pessoas estavam deixando a festa por volta das 2h quando os atiradores começaram a atirar, uma descrição que parece semelhante ao tiroteio da semana passada no salão de festas em Hialeah. Ramirez disse que os investigadores estavam procurando um carro escuro, possivelmente um Chevrolet Malibu, e um Toyota Camry branco.

Aumento da violência armada

Autoridades debatem o recente aumento na violência armada em Miami-Dade. Este foi o segundo fim de semana consecutivo de tiroteio que gerou indignação na comunidade. Outro tiroteio em 28 de maio na área de Wynwood matou uma pessoa e feriu outras seis.

“Essa violência tem que parar”, disse Ramirez. “Isso é extremamente frustrante. Todo fim de semana é a mesma coisa. E nós apenas temos que nos unir. Fizemos a Operação Summer Heat, fizemos muitas prisões, apreendemos muitas armas de fogo e aqui estamos nós de novo. ”

A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, disse que ficou “horrorizada” com o último tiroteio.

“Não permitiremos que um pequeno grupo de atores violentos aterrorize nossa comunidade, e os criminosos violentos enfrentarão todo o peso da lei”, disse ela em um comunicado no domingo.

“Estou totalmente empenhada em garantir que o Departamento de Polícia de Miami-Dade tenha todos os recursos de que precisam para encerrar este ciclo de violência armada e evitar mais tragédias tirando criminosos violentos das ruas”, afirmou. Com informações do Miami Herald.

De acordo com o Gun Violence Archive, uma organização sem fins lucrativos que rastreia tiroteios nos Estados Unidos, houve 225 tiroteios em massa somente em 2021. A Flórida foi palco de pelo menos 14 até junho.