Condado de Flagler (FL) aumenta a distância para criminosos sexuais de escolas e parques

Por Arlaine Castro

Playground comunitário Maracaibo Kidspace Park, em Port Charlotte, FL.

Os comissários do condado de Flagler votaram na segunda-feira, 7, para aumentar a distância que criminosos e predadores sexuais devem manter dos lugares onde as crianças podem estar.

O aumento é de 1.000 pés para 2.500 pés e se aplica a áreas como escolas, bibliotecas, igrejas, parques e subdivisões, informou o jornal News4jax.

O xerife do condado de Flagler, Rick Staly, disse que seu departamento recomendou a extensão. Foi aprovado por unanimidade, embora houvesse alguma preocupação com menos opções de vida aos criminosos.

“Se eles são incomodados, uma pena. É mais importante proteger as crianças ”, disse Staly.
Geralmente, agressores sexuais e predadores que vivem em liberdade condicional recebem um mapa explicando onde podem e onde não podem viver.

Lei da Flórida

A lei do estado da Flórida proíbe que os condenados por certos crimes sexuais contra crianças menores de 16 anos vivam a menos de 1,000 pés (300 metros) de uma escola, creche, playground, parque ou outro lugar comumente frequentado por crianças.

Condados

Nos condados de Broward e Miami-Dade é ilegal para qualquer pessoa que tenha sido condenada por uma violação do tipo estabelecer residência permanente ou temporária dentro de dois mil quinhentos (2.500) pés de qualquer escola, ônibus escolar público designado parada, creche, parque ou playground, segundo o portal municode

Mas cada cidade também pode votar para alterar a distância. Como os comissários da cidade de Fort Lauderdale que votaram em 2019 para relaxar as restrições de residência da cidade para criminosos sexuais, dando-lhes permissão para morar perto de pontos de ônibus, mas ainda proibidos de morar a menos de 1.400 pés de uma escola, creche e outros lugares onde as crianças se reúnem.

A mudança ampliou a moradia disponível da cidade para infratores condenados de 1,4% para 15,3%. Também deixou Fort Lauderdale mais alinhada com a lei estadual da Flórida.

Já no condado de Palm Beach, a distância mínima que os criminosos sexuais podem residir legalmente de escolas, creches ou outros lugares onde as crianças se reúnem mudou em 2014 de 2.500 pés para 1.000 pés, conforme pede o Estatuto da Flórida.

Registro e informações

O nome, número do seguro social, idade, raça, sexo, data de nascimento, altura, peso, cabelo e cor dos olhos, endereço de residência legal ou residência temporária, data e local de qualquer emprego, data e local de cada condenação, uma breve descrição do crime, marcadores genéticos (se já não tiverem sido tirados), uma fotografia, impressões digitais e “quaisquer outras informações consideradas necessárias são arquivadas pelos departamentos de polícia locais.

As autoridades também divulgam mapas onde informam se há predadores sexuais na área. 

De acordo com a lei da Flórida, um criminoso sexual é alguém condenado por um crime sexual envolvendo um menor e foi libertado da prisão depois de outubro de 1997. Um predador sexual é alguém condenado por um crime sexual de primeiro grau ou dois crimes sexuais de segundo grau crimes sexuais criminais ocorridos dentro de 10 anos após outubro de 1993.

Denúncias e informações

O FDLE também estabeleceu o seguinte número de ligação gratuita para acesso público ao FDLE's Enforcement and Investigative Support: 1-888-FL-PREDATOR (1-888-357-7332). Ao entrar em contato com o FDLE neste número, o público pode solicitar informações sobre criminosos sexuais que vivem em suas comunidades e em todo o estado.

Leia mais sobre o assunto nos links

SAIBA COMO EVITAR CONTATO DAS CRIANÇAS COM CRIMINOSOS SEXUAIS NO HALLOWEEN

PREDADORES SEXUAIS TERÃO NOTIFICAÇÕES EM PASSAPORTES E CARTEIRA DE MOTORISTA

WINTER PARK: POLÍCIA ALERTA PARA POSSÍVEL TENTATIVA DE SEQUESTRO INFANTIL