Mulher é atacada por jacaré durante passeio com cão em Pinellas County (FL)

Por Arlaine Castro

Policiais do condado de Pinellas e um caçador licenciado removeram o jacaré do lago.

Uma mulher de 43 anos foi atacada por um jacaré* durante passeio com seu cachorro nas proximidades de um lago em Palm Harbor, na região de Pinellas County, relatou a afiliada da CBS WTSP-TV de Tampa.

O animal de quase 2,5 metros de comprimento, segundo as autoridades que a socorreram, a mordeu na perna e ela precisou ser encaminhada ao hospital.

Uma testemunha, Gene Vance, disse ao canal WTSP que era um jacaré bem grande. "Eu o vi andando aqui algumas vezes".

Ele viu quando o jacaré saltou para fora da água enquanto a mulher caminhava com seu cachorro ao longo da beira da água. Tudo muito rápido.

"O jacaré tentou pegar o cachorro, mas ela o agarrou (o cachorro) muito rapidamente. Mas acabou escorregando e o jacaré mordeu sua perna logo abaixo do joelho e voltou para a água", contou. Ele então ligou para o 911 e fez um torniquete para ajudar a moça. 

Policiais do condado de Pinellas e um caçador licenciado removeram o jacaré do lago.

Aumento de ataques nessa época

Os ataques geralmente aumentam durante a temporada de acasalamento dos jacarés em maio, junho e julho. Todos os 67 condados da Flórida têm jacarés e a Florida Wildlife Comission estima 1,2 milhões deles em todo o estado.

Alerta

Amy Pounder, que mora em frente ao lago, disse que as pessoas costumavam ver o animal enquanto passeavam com seus cachorros e até crianças pequenas andavam próximas ao lago.

Ela relatou à gerência do condomínio e disse que mais precisa ser feito para educar os recém-chegados desavisados à Flórida.

"Eles andam com crianças de dois anos que correm em direção à água. É preciso haver mais vigilância. Precisamos estar preparados para avisar quem se muda. Ninguém nunca diz que tem que ter cuidado."

Especialistas dizem que é raro que pessoas sejam seriamente feridas por crocodilos na Flórida - mas acontece.

A Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida aconselha os residentes e visitantes a serem especialmente cautelosos ao caminhar ao redor da água ao amanhecer e ao anoitecer, quando os jacarés estão mais ativos - e nem sempre podem dizer a diferença entre as pessoas e sua alimentação normal.

*O jacaré-norte-americano (Alligator mississippiensis), por vezes também chamado jacaré-americano, aligator-americano ou jacaré-do-mississipi é uma espécie de jacaré encontrada apenas na região sudeste dos Estados Unidos, junto a riachos e pântanos, com predominância na Flórida.

São a única espécie de jacaré (também ditos caimões ou aligátores) existente nos Estados Unidos. Dividem em grande parte seu habitat com o crocodilo-americano. Quando adultos, os jacarés-norte-americanos medem de 2,3 metros a 3 metros, e pesam mais de 400 kg (no caso dos machos).

Confira o vídeo abaixo da FWC sobre a presença de jacarés na Flórida.