Ron DeSantis sanciona lei de seguro de propriedade na Flórida

Por Arlaine Castro

A lei, que entra em vigor a partir de 1º de julho, permite maiores reajustes anuais de tarifas para clientes do Citizens Property Insurance, aumentando o limite máximo de 10% para 15% nos próximos cinco anos.

O governador Ron DeSantis sancionou nesta sexta-feira, 11, o polêmico projeto de reforma do seguro de propriedade que visa dar alívio a um grande setor da indústria de seguros do estado.

Críticos dizem que levará a maiores aumentos de taxas para os clientes do Citizens Property Insurance, mas os defensores da lei dizem que reduzirá os pedidos de indenização por danos aos telhados e ações judiciais.

A lei, que entra em vigor a partir de 1º de julho, permite maiores reajustes anuais de tarifas para clientes do Citizens Property Insurance, aumentando o limite máximo de 10% para 15% nos próximos cinco anos.

Diante das perdas decorrentes do aumento de sinistros, a indústria recebeu bem as mudanças que restringiriam algumas práticas dos contratantes. A lei proíbe os empreiteiros de solicitar aos proprietários que apresentassem reivindicações de telhados. A lei também reduziria o prazo em que os proprietários de casas podem entrar com ações judiciais, de três para dois anos, e promulga novas regras sobre litígios.

Além disso:

- Evita que os empreiteiros solicitem aos proprietários que entrem com ações de seguro, a fim de reduzir as reivindicações de danos ao telhado.

- Evita que reguladores de seguros públicos ofereçam incentivos para inspecionar danos ao telhado.

-Limita os processos de honorários advocatícios contra as seguradoras e reduz o prazo para mover sinistros de três para dois anos.

O projeto veio quando os reguladores aprovaram no ano passado dezenas de aumentos de taxas de 10% ou mais e cerca de 53.000 segurados em todo o estado estavam sendo retirados por três seguradoras de propriedade.

A Citizens, que foi criada como uma seguradora de último recurso, viu seu número de apólices crescer para 589.041 em 30 de abril, ante 453.911 um ano antes. Com  informações do Sun Sentinel.