Por liberdade religiosa, escolas públicas da Flórida terão momento de silêncio diário

Por Arlaine Castro

A lei institui de um a dois minutos de silêncio em salas de aula de escolas públicas.

Como uma forma de permitir que os alunos “reflitam e possam orar como quiserem”, o governador Ron DeSantis assinou na segunda-feira, 14, um projeto de lei que exigirá que as escolas públicas mantenham momentos de silêncio no início de cada dia.

DeSantis assinou o projeto de lei (HB 529), que instituirá momentos de silêncio de um a dois minutos em salas de aula de escolas públicas, na Sinagoga de Bal Harbour, um centro comunitário judaico no condado de Miami-Dade.

“A ideia de que você pode simplesmente expulsar Deus de todas as instituições e ter sucesso, sinto muito, nossos Pais Fundadores não acreditavam nisso”, disse DeSantis, pouco antes de assinar a medida atrás de um cartaz que dizia “proteja a liberdade religiosa”.

Quando a lei entrar em vigor em 1º de julho, os diretores das escolas públicas serão obrigados a instruir os professores do primeiro período a instituir momentos de silêncio.

A nova lei também determinará que os professores não podem "fazer sugestões quanto à natureza de qualquer reflexão que um aluno possa fazer durante o momento de silêncio", e os alunos "não podem interferir na participação de outros alunos."

Os professores também serão solicitados a estimular os pais a conversarem com os alunos sobre os momentos de silêncio e “fazer sugestões quanto ao melhor uso” do tempo.

Além desse, DeSantis assinou também um projeto de lei para permitir que serviços voluntários de ambulância que são organizações religiosas sem fins lucrativos forneçam serviços básicos e avançados de suporte de vida gratuitamente.

O projeto de lei (HB 805), que também deve entrar em vigor em 1º de julho, permitirá que as ambulâncias voluntárias usem luzes de emergência ao responder às chamadas. Apenas os serviços que operam no estado há uma década ou mais são elegíveis. Com informações do Local 10.