Aumenta número de turistas com armas escondidas no complexo Disney

Por Arlaine Castro

Pelo menos 20 pessoas foram presas por arma escondida sem licença na Disney em 2020, em comparação com quatro prisões em 2016, de acordo com relatórios do xerife.

Apesar de estar operando com capacidade reduzida por causa da epidemia de COVID-19 desde o ano passado, o complexo Disney World, o maior resort de parque temático do planeta, viu um aumento de pessoas presas e acusadas de porte de armas de fogo escondidas no último ano.

Armas são encontradas pelos agentes em bolsas, mochilas, pochetes ou, teve até um caso em uma sacola de fraldas, onde os policiais do condado de Orange encontraram duas armas no Epcot no verão passado.

Embora as acusações de porte de arma permaneçam extremamente raras, pelo menos 20 pessoas foram presas por eles na Disney em 2020, em comparação com quatro prisões em 2016, de acordo com relatórios do xerife nos últimos cinco anos obtidos por meio de um pedido de registros públicos do Orlando Sentinel.

As prisões estão em ritmo de continuar crescendo. Este ano, os policiais já prenderam pelo menos 14 pessoas na Disney por porte de arma de fogo escondida até meados de abril, mostram os registros.

Desconhecimento ou proposital?

Algumas vezes, os visitantes deixaram suas armas nos bolsos ou amarradas à cintura, sem saber que a Disney proíbe as armas, enquanto caminhavam para a segurança.

“Algum problema?” perguntou Luis Piloto Serrano, 31, do condado de Hillsborough, quando foi parado e preso por usar uma pistola 9 mm carregada em seu quadril direito na segurança do Magic Kingdom pouco antes do Natal, de acordo com um relatório do xerife. Ele não tinha uma licença de arma oculta.

Planejando ir para um campo de tiro depois do parque, Mustafa Alameen, um imigrante iraquiano, disse que esqueceu que tinha 100 cartuchos de munição e uma arma em um carrinho de bebê vazio quando chegou a Disney Springs este ano.

O jovem de 21 anos passou pelo detector de segurança e quando um alarme disparou, ele percebeu seu erro. Mas era tarde demais e ele foi preso.

Motivos para o aumento

Os especialistas apontam para várias razões pelas quais as prisões por armas de fogo estão aumentando. Por um lado, houve uma enxurrada de novos proprietários de armas em todo o país em 2020, uma tendência gerada pela pandemia e agitação política.

Além disso, a Disney também está examinando mais pessoas do que cinco anos antes e atualizou sua tecnologia de checkpoint de segurança em 2020.

“Comunicamos claramente que as armas não são permitidas em qualquer lugar de nossa propriedade”, escreveu o porta-voz Avery Maehrer por e-mail. “Agradecemos o compromisso da aplicação da lei e de nossas equipes de segurança e as medidas que tomam para ajudar a proteger nossos convidados e membros do elenco.”

Ao todo, quase 75% das prisões durante a pandemia aconteceram na Disney Springs, o complexo de entretenimento e restaurantes gratuitos do resort, mostram os registros do xerife.

Até o ano passado, Disney Springs não tinha verificação de bagagem por causa de suas múltiplas entradas, disse o analista de parques temáticos Bill Zanetti, que dá cursos de design e gerenciamento de parques temáticos.

A aplicação da lei também pode decidir se deve fazer uma prisão se alguém for pego com uma arma escondida e sem permissão.

"Erro honesto"

O advogado de Alameen, Brian Byrd, disse que muitas pessoas presas são exatamente como seu cliente: Eles compraram suas armas legalmente e não têm registros criminais. Eles passaram pelo detector de segurança com uma arma, o que Byrd chamou de um erro honesto. Ele argumenta que seu cliente não deve ser acusado de um crime, em primeiro lugar.

“Essas são pessoas que não têm más intenções ... A maioria dessas pessoas não é má”, disse Byrd. “Não é apenas a Disney. Pessoas são apanhadas acidentalmente com armas no tribunal, no aeroporto. Isso acontece o tempo todo."

Os habitantes da Flórida Central foram responsáveis por cerca de uma em cada três prisões na Disney, enquanto o restante eram turistas que viajavam pelo estado ou vieram principalmente de estados do sul, como Geórgia, Texas e Alabama, de acordo com os relatórios de prisão. Com informações do Orlando Sentinel.