Lutador profissional de Jiu-Jitsu, brasileiro fala sobre o cancelamento do visto dos EUA

Roosevelt Sousa acumulou títulos importantes no American National, Orlando Open e San Diego Open em 2019.

Por Arlaine Castro

O lutador teve o seu visto de turista cancelado e o processo para o visto de atleta negado em 2020.

Em 2020, o lutador profissional de Jiu-Jtisu, Roosevelt Sousa, teve o visto de turista cancelado e o processo para o visto de atleta negado, resultado da má-conduta do advogado de imigração que estava cuidando do seu caso, segundo ele.

Natural de João Pessoa (PB), Sousa acumulou títulos importantes no American National, Orlando Open e San Diego Open, todos com o selo da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e na faixa-marrom.

Atualmente morando em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e tentando voltar para os EUA para competições, Sousa contou ao Gazeta News que foi surpreendido pela falta de informação e negligência do advogado, que, segundo ele, não é brasileiro. 

Visto cancelado

"Eu estava nos EUA com visto de turista e entrei com o processo para mudar para o visto de atleta antes de completar os seis meses. Mas passou o tempo e só na última semana antes do meu visto expirar o advogado realmente enviou o pedido para a imigração. Entretanto, esse só foi protocolado um mês depois. Segundo a imigração me informou, foi solicitado que eu teria que sair dos Estados Unidos em até 30 dias, sendo que isso nunca foi passado pra mim por ele. Pelo contrário, ele me informou que enquanto eu estivesse em processo de aplicação de visto eu estaria 'legal . A verdade é que, ele teria que ter solicitado uma extensão do meu visto de turista para esperar a decisão do visto de atleta, pois caso o visto de atleta fosse negado e eu tivesse ficado lá, todo esse tempo eu ficaria ilegal, e foi o que aconteceu.

Quando começou a pandemia, ele teve que deixar os EUA, foi para o Brasil, e até então não tinha nenhuma resposta do advogado sobre o visto. "Eu saí dos EUA em março de 2020, fui para o Brasil e e em agosto, quando abriram os aeroportos dos Emirados Árabes, eu vim pra cá. Eu não sabia que meu visto estava com algum problema, até onde eu sabia estava tudo 'legal'".

Sousa só soube do problema quando foi viajar de Abu Dhabi para os EUA para competir novamente. "Foi quando a imigração me falou que eu tinha ficado além do permitido pelo visto de turista, que meu advogado errou em não aplicar pra extensão do meu visto e que por isso ele teria que ser cancelado", contou.

"Se em algum momento ele tivesse citado que o status do meu visto estava em risco, eu jamais arriscaria ficar, pois hoje o cenário do Jiu Jitsu profissional se passa nos EUA, e a chance de poder lutar lá, onde acontece o mundial e muitos outros campeonatos, é importante para nós. Eu não colocaria em risco minha profissão", salientou.

Agora, ele analisa dar entrada em um novo processo imigratório e faz um alerta. "Cuidado com esses 'profissionais".

O Gazeta News entrou em contato com o advogado Daniel Funes para ouvir a sua versão, mas ainda não houve retorno. 

Leia também 

FALSO ADVOGADO DE IMIGRAÇÃO É CONDENADO A 20 ANOS DE PRISÃO NA FL