DeSantis perdoa multas e penalidades pela COVID-19 de moradores da FL

Por Arlaine Castro

Governador Ron DeSantis.

O Conselho de Clemência Executiva, junto com o governador Ron DeSantis, perdoou nesta quarta-feira, 16, todos os floridianos que foram presos ou multados por violar os requisitos do governo local sobre o uso de máscaras ou distanciamento social.

Para o governador, as restrições de 'lockdown' e mandatos de máscaras destinadas a impedir a disseminação da COVID-19 fizeram mais mal do que bem.

“Essa ação é necessária para que possamos nos recuperar, ter uma boa transição para nossas operações normais e, também, apenas um reconhecimento de que muitas dessas coisas estavam exageradas”, disse DeSantis no início da reunião.

Um dos casos mais polêmicos das penalidades por causa da pandemia é o do proprietário da academia Fitness1440 em Plantation, Mike Carnevale, que foi preso três vezes em um período de duas semanas em agosto passado por não exigir que os clientes usassem máscaras na academia, desafiando as regras do condado de Broward para combater a COVID-19.

DeSantis disse que as regras do condado eram "restrições injustificadas e irracionais aos seus negócios" e que Carnevale foi punido por exercer o "bom senso" e se recusar a "obedecer" aos regulamentos do condado.

“Na verdade, ele estava aguardando um processo criminal em um tribunal”, disse DeSantis. “Imagine, nós vemos todas essas atividades criminosas que estão realmente acontecendo nas quais precisamos ser mais fortes e ainda assim estamos perdendo tempo com alguém que é dono de uma academia.”

Há alguns dias, quando DeSantis anunciou que perdoaria todos os infratores, o escritório do procurador do Estado de Broward retirou as acusações contra Mike Carnevale. “É realmente incrível que o governador Ron DeSantis nos concedeu clemência por isso”, disse Mike Carnevale. "É apenas uma afirmação de que, você sabe, estávamos no caminho certo. Estávamos no caminho certo. ”

Em março, a DeSantis emitiu uma ordem executiva que suspendeu a cobrança de multas e taxas impostas a pessoas ou empresas que violaram as leis relacionadas à COVID-19. O governador então emitiu outra ordem executiva que suspendeu imediatamente as restrições do governo local relacionadas à pandemia, como mandatos de máscara.

A comissária de Agricultura Nikki Fried, democrata que concorre para destituir o governador republicano em 2022, foi o único membro do Conselho de Clemência Executiva a se opor à medida. O conselho também é composto pela procuradora-geral Ashley Moody e pelo diretor financeiro estadual Jimmy Patronis, ambos republicanos.

Autoridades das cidades e dos condados expressaram frustração com os esforços do governador.

“É importante notar que as ações e protocolos locais ajudaram a manter os moradores da Flórida seguros e saudáveis, e Ron DeSantis se beneficiou disso”, disse o prefeito de São Petersburgo, Rick Kriseman, em um comunicado em março.

Dan Gelber, o prefeito de Miami Beach, que emitiu centenas de citações para pessoas que se recusaram a usar máscaras, também chamou os esforços do governador de "muito bizarros". Com informações do Miami Herald.