DeSantis anuncia ajuda ao Texas e Arizona para proteger a fronteira EUA-México

Por Arlaine Castro

"Acreditamos que é do nosso interesse que isso fique sob controle", disse DeSantis, acrescentando que algumas drogas ilegais "potentes" na Flórida estão vindo da fronteira EUA-México.

O governador Ron DeSantis anunciou na quarta-feira, 16, que a Flórida vai atender ao recente apelo dos governadores do Texas e do Arizona para ajudar a proteger a fronteira com os EUA.

"Na semana passada, Texas e Arizona pediram ajuda para proteger a fronteira sul. Tenho o orgulho de anunciar que a Flórida está se preparando para ajudar no esforço e proteger nossos residentes dos danos causados pela abertura das fronteiras", anunciou o governador. 

O governador do Arizona, Doug Ducey, e o governador do Texas, Greg Abbott, enviaram uma carta conjunta aos governadores dos outros 48 estados, pedindo-lhes que enviassem pessoal adicional para a aplicação da lei e recursos para ajudar a patrulhar as fronteiras de seus estados com o México.

DeSantis se encontrou com a procuradora-geral da Flórida, Ashley Moody, e um grupo de soldados, policiais e xerifes no Gabinete do Xerife do Condado de Escambia, em Pensacola, na quarta-feira, onde declarou a ajuda de agentes de diversas agências de aplicação da lei. 

“Somos o primeiro estado a apoiar esse esforço”, disse DeSantis.

Para DeSantis, a administração do presidente Joe Biden não está fazendo o suficiente para proteger a fronteira sul, que é porta de entrada para drogas que vêm para a Flórida. 

“Acreditamos que é do nosso interesse que isso fique sob controle”, disse DeSantis. 

Emergência na fronteira

O governador republicano do Texas, Greg Abbott, declarou estado de emergência em 10 de junho e anunciou que seu estado aumentará os esforços contra cartéis e contrabandistas. Segundo ele, uma vez que Biden não está fazendo da segurança da fronteira uma prioridade, vai usar recursos do estado para construir um muro e fazer com que agentes prendam imigrantes sem documentos.

Abbott e o governador do Arizona, Doug Ducey, que declarou emergência, enviaram uma carta de 10 de junho aos governadores de todo o país. Eles pediram apoio para a aplicação da lei por meio de um Pacto de Assistência ao Gerenciamento de Emergências, um sistema de ajuda mútua entre os Estados.

"Temos uma crise em nossa fronteira - uma crise criada por políticas ruins. Com o governo federal incapaz de realizar o trabalho, o Texas e o Arizona pediram ajuda para proteger nossa fronteira e a Flórida está atendendo à chamada", afirmou De Santis. 

Os seguintes escritórios do xerife e agências estaduais de aplicação da lei já se comprometeram a enviar ajuda:

A Patrulha Rodoviária da Flórida
Departamento de Polícia da Flórida
Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida
Gabinete do xerife do condado de Brevard
Gabinete do Xerife do Condado de Escambia
Gabinete do Xerife do Condado de Hillsborough
Gabinete do xerife do condado de Holmes
Gabinete do Xerife do Condado de Lee
Gabinete do xerife do condado de Okaloosa
Gabinete do xerife do condado de Pasco
Gabinete do xerife do condado de Santa Rosa
Gabinete do xerife do condado de Walton.

DeSantis disse que neste momento uma função exata não foi fornecida para as autoridades policiais da Flórida, mas foi informado que seria por um período mínimo de 16 dias. Com informações da WFLA.