Tempestade tropical Claudette danifica casas e parque de trailers entre a Flórida e o Alabama

Por Arlaine Castro

A tempestade tropical, que enfraqueceu e se transformou em depressão tropical neste sábado, 19, trouxe vento, chuva forte e inundações na fronteira entre Alabama e a Flórida.

Um tornado provocado pela tempestade tropical Claudette danificou gravemente pelo menos 50 casas em uma pequena cidade do Alabama ao norte da fronteira com a Flórida, confirmaram autoridades do Alabama.

A tempestade tropical, que enfraqueceu e se transformou em depressão tropical neste sábado, 19, trouxe vento, chuva forte e inundações. Os danos da tempestade também foram sentidos no norte da Flórida, onde ventos - em alguns casos chegando a 85 mph - fizeram um caminhão de 18 rodas virar de lado.

O xerife Heath Jackson, no condado de Escambia, disse que o tornado "praticamente destruiu" um parque de trailers, derrubou árvores em casas e arrancou o telhado de um ginásio de escola.

A maior parte dos danos aconteceu nas cidades de Brewton e East Brewton ou próximo a elas, cerca de 48 milhas ao norte de Pensacola, Flórida. A tempestade deixou dezenas de milhares sem energia e alguns voos estavam sendo cancelados ou atrasados no aeroporto de Pensacola.

De acordo com meteorologistas no Centro Nacional de Furacões, a tempestade deve despejar de 13 a 25 cm de chuva em partes da Costa do Golfo - até 15 polegadas em áreas isoladas.

"Claudette deve produzir chuvas adicionais totais de 3 a 6 polegadas com quantidades máximas isoladas de 8 polegadas em todo o leste do Alabama, norte da Geórgia, Flórida Panhandle e Carolina do Sul e Carolina do Norte. Inundação repentina, urbana e de pequenos riachos impactos, bem como rio novo e renovado de menor a moderado isolado inundações são prováveis nessas áreas", diz o comunicado do NHC. 

“Isso afetou todo mundo”, disse Jackson. “Mas com essas casas móveis sendo construídas tão próximas umas das outras, isso pode custar muito mais caro para elas do que para casas que estão espalhadas.”

Não houve relatos imediatos de ferimentos graves ou mortes.

Segundo a previsão, Claudette deve atravessar as Carolinas na noite de domingo ou na madrugada de segunda-feira. Com informação do canal WSVN.