Bombeiros buscam por 159 desaparecidos em desabamento de prédio em Surfside (FL)

Por Arlaine Castro

Pelo menos 4 pessoas foram confirmadas mortas. As buscas seguem ainda sem sobreviventes nesta sexta-feira, 25.

Estima-se que 159 pessoas ainda estejam desaparecidas nos escombros do prédio em Surfside, norte de Miami Beach. Pelo menos 4 pessoas foram confirmadas mortas. As buscas seguem ainda sem sobreviventes nesta sexta-feira, 25.

As equipes de resgate chegaram a detectar sons de batidas, como se alguém estivesse batendo no concreto, mas não ouviram vozes, de acordo com as autoridades.

Em coletiva de imprensa na manhã de hoje, a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, confirmou que quatro pessoas foram confirmadas como mortas e 159 desaparecidas e que 120 pessoas que moram nos prédios foram localizadas e estão bem. 

No início da manhã, ela disse à ABC News que, neste momento, não há evidências que indiquem que o colapso foi resultado de um jogo sujo.

Durante a madrugada, uma equipe de busca e resgate retirou o corpo de uma vítima dos escombros. O tempo não está cooperando na manhã de sexta-feira com chuva e relâmpagos. Os bombeiros também foram vistos apagando os pontos quentes nesta sexta-feira de manhã quando a fumaça saiu dos escombros.

Logo após o desabamento, 37 pessoas foram resgatadas da estrutura. Somente duas estavam debaixo dos destroços, nesse primeiro momento. Segundo as autoridades, 10 pessoas ficaram feridas — 4 delas precisaram de atendimento em hospital e uma delas morreu.

A paramédica Maggie Castro, porta-voz do Miami-Dade Fire Rescue, disse que engenheiros estruturais estavam no local verificando a estabilidade do que sobrou das Torres Champlain South.

Pouco antes das 2h da quinta-feira, a seção nordeste do edifício em forma de L desabou na Avenida Collins, 8777. As paredes desmoronaram levando uma parte do telhado do edifício e dos tetos dos apartamentos.

O chefe do Miami-Dade Fire Rescue disse que recursos adicionais da FEMA foram trazidos, juntamente com os bombeiros que já trabalharam no local. Ele disse que há 130 bombeiros em operação.