Equipe que investigou queda do World Trade Center (NY) vai checar construção de Surfside (FL)

Por Arlaine Castro

A Lei da Equipe Nacional de Segurança na Construção (NCST), sancionada em 1º de outubro de 2002 pelo presidente George W. Bush, autoriza o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia a estabelecer equipes para investigar falhas em construções.

O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (National Institute of Standards and Technology) vai enviar uma equipe de seis cientistas e engenheiros ao local do colapso parcial do prédio na Champlain Towers South , em Surfside, norte de Miami Beach, para coletar informações em primeira mão", confirmou o órgão ao Local 10 News nesta segunda-feira, 28.

Essas informações serão usadas “para determinar se uma investigação ou estudo será conduzido” pelo NIST. Se o órgãodecidir realizar uma investigação completa ou estudo sobre o colapso do edifício Surfside, o objetivo dos relatórios "seria determinar a causa técnica do colapso e, se indicado, recomendar mudanças nos códigos de construção, padrões e práticas, ou outros ações apropriadas para melhorar a segurança estrutural dos edifícios. ”

A equipe planeja trabalhar com as autoridades locais, estaduais e federais para “identificar e preservar os materiais” que o grupo nacional diz que podem ajudar a entender por que o prédio desabou.

Um porta-voz do NIST disse que as circunstâncias no terreno determinarão o cronograma de quando a equipe planeja fornecer uma recomendação sobre se uma investigação completa deve ser conduzida, mas o plano é que essa recomendação seja concluída na "próxima semana ou duas".

BRASILEIRA BUSCA POR FILHO E MARIDO DESAPARECIDOS APÓS DESABAMENTO EM SURFSIDE (FL)

“Se uma Equipe Nacional de Segurança de Construção (ou NCST) for estabelecida”, disse um porta-voz do NIST, “esperamos que uma investigação leve de meses a anos para ser concluída. As investigações anteriores levaram pelo menos dois anos para serem concluídas. ”

O NIST conduziu quatro investigações "usando as autoridades da Lei NCST", que incluem:

World Trade Center (publicado em 2005)
Station Nightclub Fire (publicado em 2005)
Joplin Tornado (publicado em 2014)
Furacão Maria (em andamento, mas relatório provisório publicado recentemente)

A Lei da Equipe Nacional de Segurança na Construção (NCST), sancionada em 1º de outubro de 2002 pelo presidente George W. Bush, autoriza o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia a estabelecer equipes para investigar falhas em construções.

É modelado com base no National Transportation Safety Board (NTSB), que investiga acidentes de transporte.

O NIST lança equipes de especialistas para avaliar os procedimentos de construção e infraestrutura na sequência do que chama de “eventos de desastre e falha” que resultam em uma “perda substancial de vidas” ou podem representar um potencial significativo de perda substancial de vidas. Esses eventos podem incluir desastres nacionais ou falhas de construção / projeto ou ataques terroristas. Com informações do Local 10.