Tempestade tropical Elsa se forma no Atlântico; sul da Flórida entra na previsão

Por Arlaine Castro

Elsa tem ventos máximos sustentados de 40 mph com rajadas mais altas e estava a 780 milhas a leste a sudeste das ilhas de Barlavento na manhã desta quinta-feira, 1°.

A tempestade tropical Elsa se formou sobre o Atlântico na manhã desta quinta-feira, 1°, e deve causar fortes chuvas que podem levar a enchentes isoladas e deslizamentos de terra no Caribe. É a terceira tempestade da temporada de furacões no Atlântico de 2021 a ameaçar terras nos EUA.

O sul da Flórida permanece no cone previsto e pode ser afetado pela tempestade na manhã de terça-feira, 6. Mas o Centro Nacional de Furacões e a meteorologista Julie Durda do Local 10 News disseram que o cone é preocupante, mas pode mudar seu curso até lá.

"É muito cedo para determinar quais impactos, se houver, podem ocorrer na próxima semana, devido à incerteza na previsão de longo prazo", disse o Centro Nacional de Furacões.

O National Hurricane Center informa em seu boletim que Elsa estava com ventos máximos sustentados de 40 mph com rajadas mais altas e estava a 780 milhas a leste a sudeste das ilhas de Barlavento (um conjunto de ilhas da América integrado pelas ilhas do sudeste das Pequenas Antilhas).

Elsa tem previsão de produzir chuvas totais de 7 a 15 cm com totais máximos de 20 cm na sexta-feira nas ilhas de Barlavento e no sul de Leeward, incluindo Barbados. Um alerta de tempestade tropical foi emitido para Granada e suas dependências.

Um alerta de tempestade tropical está em vigor nas seguintes áreas: Barbados, Martinica, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas.

Previsão para o final de semana 

Segundo a previsão para hoje e os próximos dias, o sul da Flórida tem 50% a 60% de chance de chuva na tarde desta quinta-feira, mas o clima pode ficar mais seco até o fim de semana antes da tempestade.

De acordo com o pesquisador de furacões da Universidade Estadual do Colorado, Phil Klotzbach, Elsa é a quinta tempestade com nome mais antiga já registrada, vencendo Eduardo do ano passado, que se formou em 6 de julho.