Biden se reúne com autoridades e famílias vítimas do desabamento de Surfside (FL)

Por Arlaine Castro

Biden se reuniu com um grupo de cerca de 50 socorristas uniformizados onde agradeceu pelo trabalho que têm feito.

Uma semana após o trágico colapso do prédio do condomínio Champlain Towers South, o presidente Joe Biden veio ao sul da Flórida, onde prometeu assistência financeira federal para os esforços de resgate e limpeza de Surfside.

“Acho que tenho o poder - e saberemos em breve - para ser capaz de arcar com 100% dos custos para o condado e o estado por 30 dias”, disse Biden em uma coletiva de comando na manhã desta quinta-feira, juntamente com o governador Ron DeSantis e a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava.

“Acho que tenho certeza de que posso fazer isso.”
Levine Cava e DeSantis agradeceram a Biden pelo apoio, com o governador republicano dizendo ao presidente democrata: “Você reconheceu a gravidade desta tragédia desde o primeiro dia e deu muito apoio”.

Biden elogiou a colaboração bipartidária na semana passada. “Vivemos em uma nação onde podemos cooperar”, disse ele. “É muito importante.”

Os senadores Rick Scott e Marco Rubio estavam do outro lado da mesa, e a Rep. Debbie Wasserman-Schultz também estava entre o grupo no briefing no St. Regis Bal Harbour Resort.

Socorristas

Logo depois, Biden se reuniu com um grupo de cerca de 50 socorristas uniformizados.
“O que vocês estão fazendo agora é muito difícil de lidar, mesmo psicologicamente,” ele disse a eles. "E eu só queria dizer obrigado." “Até que precisemos de você, ninguém valoriza totalmente o que você faz”, acrescentou Biden. “Mas eu prometo a você - nós sabemos. Nós sabemos. O que você está fazendo aqui é incrível, tendo que lidar com a incerteza e se preocupar com as famílias. ”

Familiares

De modo privado e sem a imprensa, Biden então se reuniu com as famílias afetadas pelo desabamento do condomínio. Ele primeiro fez breves comentários antes de ir de mesa em mesa para ter conversas menores com grupos de parentes, até que todos que quisessem falar com ele tivessem a chance.

Os esforços de resgate foram interrompidos na manhã de quinta-feira, devido a questões de segurança relacionadas à parte da torre que ainda está de pé.

No início da quinta-feira, a Casa Branca disse que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências mobilizou 60 funcionários e mais 400 funcionários em cinco equipes de busca e resgate, a pedido de autoridades locais.

A FEMA também concedeu US $ 20 milhões à Divisão de Gerenciamento de Emergências do estado para ajudar a lidar com medidas de emergência inesperadas em torno do colapso. Com informações do Local 10.